O espectador na cena contemporânea: noções dos conceitos de Lehmann, Rancière e Desgranges
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0005Palavras-chave:
teatro, espectador, emancipação, cena contemporânea, experiência estéticaResumo
Este artigo apresenta uma reflexão crítica sobre o papel do espectador teatral na cena contemporânea. Tais estudos foram amplamente debatidos no contexto da pesquisa de mestrado realizada entre os anos de 2017 e 2019 no Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Brasil. Os estudos desenvolvidos resgatam conceitos apresentados pelo filósofo francês Jacques Rancière (2012), pelo crítico alemão Hans-Thies Lehmann (2007) e pelo professor brasileiro Flávio Desgranges (2009), três autores cujas teorias exerceram uma forte influência no contexto artístico e educacional brasileiro. O objetivo é ampliar novas possibilidades de discussão teórica sobre a atividade do espectador na cena contemporânea. A figura do espectador é analisada como uma função participativa no teatro, na qual o impacto de sua atividade pode ter efeitos no ambiente social, político e artístico que o rodeia.
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