Operation: «Orfeo & Amduat» Morte cénica enlaça doença e mito
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2022.0013Palavras-chave:
vida-morte, morte cénica, mitologias, verticalidade, horizontalidade, luz estendidaResumo
"Operação: Orfeo" e "Amduat: Uma Máquina de Oxigénio", as duas produções da companhia dinamarquesa Hotel Pro Forma que escolhemos ver, permitem-nos estabelecer, de diferentes maneiras, secções de correspondência que atribuem à morte real um caminho que sempre é anunciado na vida e ao seu golpe final. Ao mesmo tempo, é-nos oferecido um bilhete só de ida, que não nos impede de percorrer um caminho sem retorno - o da própria morte -, exceto pelo que habita a representação cênica e outras formas de arte. Chamamos a isso de morte cénica, assumindo que a sua orientação se estabelece principalmente entre as artes cénicas. Essa manifestação destaca o lugar do corpo e o corpo em si como o local da nossa interioridade, que começa com aquele que abandona este mundo para sempre e a quem sempre falhamos em reconhecer a expressividade.
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