A brincadeira do Mamulengo: o que pode estar em jogo em certa empanada de bonecos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0008

Palavras-chave:

Teatro de Formas Animadas, Mamulengo, Jogo, Estudos Teatrais e da Performance

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o Mamulengo, uma forma de teatro de marionetas tradicional brasileira, como é observado na Zona da Mata do Estado de Pernambuco, identificando algumas de suas características estruturais e lançando enquadramentos a partir de conceitos pertinentes a estudos culturais e do teatro. A análise evidencia o pensamento de Johan Huizinga, Victor Turner e Roger Abrahams, no sentido de compreender tal expressão artística como jogo, seus estados liminares e como drama folclórico respetivamente. Tais apontamentos colocam o entendimento desses teóricos em aproximação com o pensamento dos próprios marionetistas, em defesa do reconhecimento e valorização do arsenal de saberes e técnicas codificadas de longa duração sob domínio desses artistas brincantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Gomes Lima, M. (2023). A brincadeira do Mamulengo: o que pode estar em jogo em certa empanada de bonecos brasileiros. Sinais De Cena, 3(2), 160–187. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0008

Edição

Secção

Dossiê temático