A brincadeira do Mamulengo: o que pode estar em jogo em certa empanada de bonecos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0008Palavras-chave:
Teatro de Formas Animadas, Mamulengo, Jogo, Estudos Teatrais e da PerformanceResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o Mamulengo, uma forma de teatro de marionetas tradicional brasileira, como é observado na Zona da Mata do Estado de Pernambuco, identificando algumas de suas características estruturais e lançando enquadramentos a partir de conceitos pertinentes a estudos culturais e do teatro. A análise evidencia o pensamento de Johan Huizinga, Victor Turner e Roger Abrahams, no sentido de compreender tal expressão artística como jogo, seus estados liminares e como drama folclórico respetivamente. Tais apontamentos colocam o entendimento desses teóricos em aproximação com o pensamento dos próprios marionetistas, em defesa do reconhecimento e valorização do arsenal de saberes e técnicas codificadas de longa duração sob domínio desses artistas brincantes.
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