Da Dessacralização da Arte: topologia breve e inacabada do meio artístico

Autores

  • Carolina Campanela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0010

Palavras-chave:

Imperativo neoliberal, Coacção para produzir, Hiperactividade, Processo de criação, Repouso

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre o papel que os modelos de produção aliados às condições laborais e contratuais desempenham no acto de criação artística e na psique dos seus trabalhadores. O estatuto de trabalhador “independente” e os modelos de financiamento às artes em Portugal constituem o pano de fundo através do qual se esboça uma topologia do meio artístico, caracterizada pela hiperactividade laboral a que estão votados os seus profissionais.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Campanela, C. (2023). Da Dessacralização da Arte: topologia breve e inacabada do meio artístico. Sinais De Cena, 3(2), 224–241. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0010

Edição

Secção

Estudos aplicados