“Claro que, depois disso, já não conseguiu continuar a escrever“: caminhos para uma estética teatral feminista
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0012Palavras-chave:
O lugar da espectadora, Teoria feminista, Mimese, Teatralidade, OrlandoResumo
Este ensaio, fruto do Seminário de Teorias das Artes Performativas, tem como objecto o espectáculo Orlando, encenado pela britânica Katie Mitchell e que esteve em digressão em Lisboa em Abril de 2023. A partir do texto de Virginia Woolf que inspira o espectáculo e da crítica feminista assente em Jill Dolan e outras leituras de suporte, reflecte-se sobre o modo como o espectáculo se insere na carreira já prolongada de Mitchell (a sua própria estética) e, num sentido mais amplo, como este espectáculo em particular pode abrir caminhos para um questionamento sobre mimese, teatralidade e o lugar do espectador. Neste sentido, é feita uma proposta de leitura, análise e reflexão sobre um espectáculo, partindo do lugar da espectadora que é simultaneamente autora deste ensaio. É, por isso, um ensaio de auto-teoria e feminista.
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