A identidade do teatro cabo-verdiano: uma questão constante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2025.3.4.9

Palavras-chave:

teatro, crioulo, Cabo Verde, identidade

Resumo

A questão da identidade do teatro cabo-verdiano tem suscitado o interesse por parte da crítica e da investigação, ao longo dos últimos anos, especialmente com o surgimento de movimentos contemporâneos como a comédia popular crioula e a crioulização cénica. No entanto, muitos estudos tendem a focar-se no trabalho de um grupo específico negligenciando a diversidade das intervenções artísticas que acontecem no arquipélago.

Neste artigo, propomos revisitar, com base no estado da arte em torno desta discussão, os contornos da identidade das artes cénicas numa nação que surge do cruzamento entre diferentes culturas. Partindo de estudos de caso de diferentes grupos de teatro em Cabo Verde que têm priorizado linguagens cénicas distintas, interrogaremos as principais estéticas seguidas, de forma a determinar como é que elas influenciam a identidade do teatro no país.

Buscamos compreender como o contexto histórico e cultural influenciam a evolução do teatro no país e como as artes cénicas são empregues para repensar a natureza do ser crioulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-06-22

Como Citar

Fortes Pimenta, Y. (2025). A identidade do teatro cabo-verdiano: uma questão constante . Sinais De Cena, 3(4). https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2025.3.4.9