Towards the Rooting of Utopia in the Imagination of Politics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2025.3.4.7

Palavras-chave:

Visões da Utopia, Resistência, Teatro Político, Imaginação Artística, Fim dos Tempos

Resumo

Os tempos que vivemos hoje, poder-se-ia afirmar, são definidos por uma noção crescente de finitude. A pandemia de covid-19 e a eclosão da guerra na Ucrânia acentuaram um sentimento já perene de crise permanente. A célebre citação atribuída a Fredric Jameson parece ter sofrido uma reviravolta semântica: "é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo" já não é um slogan da retórica anti-capitalista; é apenas um truísmo contundente. De facto, hoje é muito fácil imaginar o fim do mundo. A gravidade e a monumentalidade dos problemas que afligem o mundo de hoje suscitam uma questão central para os artistas: face a uma catástrofe iminente, para que servem as artes performativas no fim dos tempos?

A ficção utópica (ou distópica) sempre lidou com a visão de um futuro ancorado em cenários baseados em premissas "What-if" ou "If-Only" (Thaler, 2022). Neste artigo, pretendo combinar uma reflexão especulativa baseada em estudos utópicos e no teatro político. Considerei, pois, as artes performativas como uma tentativa válida em desafiar o fim dos tempos e de lutar pelo enraizamento da utopia (artística) no imaginário da política, confiando que a arte e o teatro poderão ajudar-nos a inventar cenários que hoje parecem impossíveis ou que ainda não conseguimos conceber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Rui Pina Coelho, CET (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Rui Pina Coelho (Évora, 1975), Assistant Professor at the School of Arts and Humanities, University of Lisbon, and Head of the Centre for Theatre Studies (Lisbon). Since 2010, he works with Teatro Experimental do Porto (TEP) as a playwright and dramaturg. He is the author of, among other titles, A hora do crime: A violência na dramaturgia britânica do pós-Segunda Guerra Mundial (1951–1967) (Peter Lang, 2016). He recently coordinated the volume Contemporary Portuguese Theatre: Experimentalism, Politics and Utopia [Working Title] (TNDMII/Bicho do Mato, 2017).

Downloads

Publicado

2025-06-22

Como Citar

Pina Coelho, R. (2025). Towards the Rooting of Utopia in the Imagination of Politics. Sinais De Cena, 3(4). https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2025.3.4.7