Fausto Redux: por uma nova edição do Fausto de Fernando Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2017.0008Palavras-chave:
Fernando Pessoa, Fausto, Fragmentos, Versificação, Edição crítica e genéticaResumo
Este trabalho discute o estado fragmentário do Fausto de Pessoa e a pluralidade das suas edições. Na obra dramática de Fernando Pessoa, a recriação de Fausto ocupa um papel central. Embora o Fausto de Pessoa seja actualmente considerado pelos críticos como um "teatro em ruínas" (Gusmão [2003]), a sua edição principal disponível apresenta uma peça de teatro supostamente organizada em cinco actos (Pessoa, 1988). Um exame dos documentos que constituem este Fausto revela mais de 200 fragmentos desconexos, na sua maioria escritos à mão e sem data - um puzzle cuja única solução satisfatória é talvez aceitar a sua incompletude intrínseca. Uma possibilidade editorial promissora foi apresentada pelo projecto Arquivo LdoD da Universidade de Coimbra, dedicado a repensar o Livro da Inquietude através de uma plataforma online interactiva, com a qual um leitor seria capaz de reorganizar os fragmentos textuais, gerando a sua própria antologia pessoal. Este ensaio argumenta, assim, que uma nova edição do Fausto de Pessoa seria capaz de reapresentar o grande drama Pessoano de forma a honrar o seu estado de fragmento, pluralidade e labirinto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Carlos Pitella
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".