Alla Prima: o corpo agora
DOI:
https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2020.0006Palavras-chave:
Performance, Pintura, Corpo, Desconstrução, DançaResumo
Este artigo analisa a performance Alla Prima, de Tiago Cadete, um artista português residente entre Portugal e o Brasil. A obra foi apresentada na Bienal de Dança do Sesc de 2017, em Campinas. "Alla Prima" é uma expressão italiana que poderia ser traduzida como "à la primera", ou "de primera". É utilizada para designar uma técnica ou estilo de pintura em que a tinta é aplicada directamente à base cho- sen, sem estudos ou preparação, e o resultado final é alcançado após uma única aplicação, sem tocar no artista. A performance mostra uma dança do desmantelamento de um corpo já dado, impressa na memória colectiva em imagens documentadas em ecrãs e autorizadas ao longo do tempo. Estas imagens foram curiosamente apresentadas pela história como documentos, registos do período colonial. A performance, contudo, desvia o nosso olhar do todo para as partes, para certos detalhes destas imagens, para a forma como são construídas do ponto de vista de cada artista - e neste desvio reside a sua força. Vemos a desconstrução de uma ideia do Brasil num corpo. Será o Brasil um país, ou a imagem construída de um país? Será o corpo brasileiro uma invenção pictórica, textual e sonora?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Ivana Menna Barreto
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publiquem os seus textos na Sinais de Cena publicam as suas contribuições sob a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial -Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0): “Os utilizadores dos conteúdos podem compartilhar, copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, segundo os seguintes termos: 1) Deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso. 2) Não pode usar o material para fins comerciais. 3) Colagens, modificações ou criações a partir dos conteúdos publicados não podem ser distribuídos".