Hybrid Education and the Articulation between University, Technology, Society, and Non-formal Education Contexts

Authors

  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil https://orcid.org/0000-0001-5793-2878
  • Maria da Graça Moreira da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Programa de Pós-Graduação em Lingua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil https://orcid.org/0000-0002-4798-9122
  • Fernando José de Almeida Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil https://orcid.org/0000-0002-0772-455X

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.41866

Keywords:

hybrid education, educational research, digital culture, curriculum, citizenship

Abstract

This article explores hybridity in education from a critical and post-digital perspective, based on pedagogical experiences developed in the project “Hybrid Uses of the Curriculum,” in courses offered by a postgraduate program at a Brazilian university. The study, which adopts a qualitative and hermeneutic approach, focuses on three cases analysed from the narratives produced by students, within the scope of their projects and productions, in which the dimensions of hybrid education are identified, its potential, and its challenges for sociopolitical and scientific action across different fields of knowledge. The findings highlight the importance of hybridity for intercultural dialogue, the articulation between university, school, technology, society, and non-formal educational contexts, offering suggestions for the practice of teachers, researchers, and students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil

Livre docente em Educação e Tecnologias pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2019), Brasil, doutorado em Educação: Currículo (CED, PUC-SP, 2000), pós-doutorado na Universidade do Minho (2009), outro em andamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em colaboração com Universidade de Barcelona. Professora/pesquisadora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação: Currículo (Faculdade de Educação), e Educação nas Profissões da Saúde, PUC-SP. Coordenou o Programa CED por duas gestões (2019-2013), atualmente é vice-coordenadora. Pesquisadora produtividade (PQ1) do CNPq, Brasil. Pesquisas sobre currículo e tecnologias, web currículo, formação de professores, políticas públicas.

Maria da Graça Moreira da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Programa de Pós-Graduação em Lingua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora e pesquisadora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação: Currículo e em Língua Portuguesa da PUC-SP, coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (gestão 2025-2027) e integra o corpo docente do Curso de Pedagogia. Atua nas áreas de currículo, tecnologias educacionais, educação híbrida e formação docente, investigando as interfaces entre educação, linguagem e cultura digital, com foco em práticas inovadoras, políticas públicas e epistemologias críticas no campo educacional contemporâneo.

Fernando José de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brazil

Doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atua como Professor Titular e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Realizou pós-doutorado pelo convênio CNPq/CNRS, em Lyon, França. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC-SP, Secretário Municipal de Educação de São Paulo e Diretor de Educação da Fundação Padre Anchieta. Suas pesquisas abordam currículo, tecnologias educacionais, mídia e políticas públicas, com foco na formação docente e na cultura digital, articulando epistemologias críticas e práticas inovadoras voltadas à democratização do conhecimento e à transformação social pela educação.

References

Accursio, A. F. R., Farias, A. P. S., & Ferreira, J. E. M. (2024). O criar à luz de Deus. In Anais… VIII Seminário Web Currículo 2023 [e-book]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Almeida, F. J. (2023). Meninas Mahin. In F. J. Almeida (Org.), Cultura, educação e tecnologias no coletivo Meninas Mahin (pp. 13-16). Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, PUC-SP.

Almeida, F. J. (2025). Licença para criticar: Escolas e suas tecnologias. Cajuína.

Almeida, F. J., Almeida, M. E., & Silva, M. G. M. (2023). Educação Aberta no Brasil: Um compromisso com a realidade. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 760-777. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.DS07

Almeida, F. J., Silva, M. G. M., & Soster, T. S. (2022a). Construção social do currículo: O que os alunos fazem. Revista Espaço do Currículo, 15(3), 1-14. https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64673

Almeida, F. J., Silva, M. G. M., & Soster, T. S. (2022b). Des-cidadanização digital: Entre algoritmos e ausências. TIC Educação. CGI.br.

Almeida, M. E. B. (2021). Narrativa das relações entre currículo e cultura digital em tempos de pandemia: Uma experiência na pós-graduação. Práxis Educacional (Online), 17, 1-29. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8324

Almeida, M. E. B. (2024). Bases teórico-metodológicas da escolarização aberta na escola. In M. E. B. Almeida (Org.), Escolarização aberta: um estudo de articulação entre universidade, escola, tecnologia e sociedade (Volume 1, pp. 23-41). EDUC.

Almeida, M. E. B., Gonçalves, L. M., & Perrier, G. R. F. (2022). Web currículo e a tríade pesquisa-ação-formação / Web Curriculum and Research-Action-Training Triad. Revista Cocar, 16(34).

Apple, M. W. (2017). A luta pela democracia na educação crítica. Revista e-Curriculum, 15(4), 894-926. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p894-926

Apple, M. W., Biesta, G., Bright, D., Giroux, H., Heffernan, A., McLaren, P., Riddle, S., & Yeatman, A. (2022). Reflections on contemporary challenges and possibilities for democracy and education. Journal of Educational Administration and History, 54(3), 245-262. https://doi.org/10.1080/00220620.2022.2052029.

Arroyo, M. G. (2011). Currículo: Território em disputa. (2ª Edição). Vozes.

Arroyo, M. G. (2014). Outros sujeitos, outras pedagogias. (2ª Edição). Vozes.

Bakhtin, M. M. (1981). The dialogic imagination: Four essays. (M. Holquist & C. Emerson, Trans.; M. Holquist, Ed.). University of Texas Press.

Bardin, L. (2023). Análise de conteúdo. (3ª Edição). Almedina Brasil.

Bhabha, H. K. (2001). O local da cultura. Editora UFMG.

Bíblia. (2020). Bíblia sagrada. (Tradução de João Ferreira de Almeida). (3ª Edição). Sociedade Bíblica do Brasil.

Biesta, G. (2022). World-centred education: A view for the present. Routledge.

Burke, P. (2003). Hibridismo cultural. (Tradução de L. S. Mendes). Editora UNISINOS.

Canclini, N. G. (2000). Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade (Tradução de H. P. Cintrão e A. R. L. Ioriatti). Edusp.

Cardoso da Silva, S. S. (2023). Tecnologias e artes no educativo da exposição Darwin, o original: Um sítio arqueológico no tanque de areia. In Anais… VIII Seminário Web Currículo 2023 [e-book]. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Cerny, R. Z., Almeida, E. V., & Espíndola, M. R. (2023). O Desenvolvimento de Tecnologias pela Escola como um Processo de Luta e Resistência Contra-Hegemônica. Sisyphus - Journal of Education, 11(3), 109-133. https://doi.org/10.25749/sis.29422

Choi, M., & Cristol, D. (2021). Digital citizenship with intersectionality lens: Towards participatory democracy driven digital citizenship education. Theory Into Practice, 60(4), 361-370. https://doi.org/10.1080/00405841.2021.1987094

Clandinin, D. J., & Connelly, F. M. (2000). Narrative inquiry: Experience and story in qualitative research. Jossey-Bass Company.

Cobo, C. (2019). Ciudadanía digital y educación: Nuevas ciudadanías para nuevos entornos. Revista Mexicana de Bachillerato a Distancia, 11(21). https://doi.org/10.22201/cuaed.20074751e.2019.21.68214

Collins, P. H. (2015). Intersectionality’s definitional dilemmas. Annual Review of Sociology, 41(1), 1-20. https://doi.org/10.1146/annurev-soc-073014-112142

Cortesi, S., Hasse, A., Lomabana-Bermudez, A., Kim, S., & Gasser, U. (2020). Youth and digital citizenship+ (plus): Understanding skills for a digital world. Berkman Klein Center for Internet & Society. http://nrs.harvard.edu/urn-3:HUL.InstRepos:42638976

Costa, D. (2019). A educação para a cidadania digital na escola: Análise multidimensional da atuação dos professores enquanto mediadores da cultura digital nos processos de ensino e de aprendizagem. (Tese de Doutorado). PUC-SP, Brasil.

Dewey, J. (1979). Democracia e educação. Editora Ática.

Di Felice, M., Pireddu, M., de Kerckhove, D., Bragança de Miranda, J., Sanchez Martinez, J. A., & Accoto, C. (2018). Manifesto pela cidadania digital. Lumina, 12(3), 3-7. https://doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21565

Fazenda, I. C., & Godoy, H. P. (2016). Interdisciplinaridade: Pensar, pesquisar e interagir. Cortez Editora.

Floridi, L. (Ed.). (2015). The onlife manifesto: Being human in a hyperconnected era. Springer.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. (17ª Edição). Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Giroux, H. A. (1997). Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Artmed.

Iturbe-Sarunic, C., Silva-Hormazábal, M., & Soto-Puras, P. (2024). Controversias sociocientíficas como una oportunidad de conectar con el territorio e innovar a través de comunidades de aprendizaje profesional. Sisyphus – Journal of Education, 12(3), 164-190. https://doi.org/10.25749/sis.36574

Jæger, B. (2021). Digital Citizenship: A Review of the academic literature. Zeitschrift für Public Policy, Recht und Management, 14(1), 24-42. https://doi.org/10.3224/dms.v14i1.09

Jandrić, P., Hayes, S., & Peters, M. A. (2022). Postdigital critical pedagogy. In M. A. Peters (Ed.), The Palgrave Handbook on Critical Theories of Education (pp. 321-336). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-86343-2_18

Jenkins, H. (2008). Cultura da convergência. Aleph.

Kolber, S. (2024). Ancient methods & modern memes: using Socratic circles and TikTok within classes to democratise your teaching. Curric Perspect, 44, 217-228. https://doi.org/10.1007/s41297-024-00247-w

Latour, B. (1994). Jamais fomos modernos: Ensaio de antropologia simétrica. (Tradução de Carlos Irineu da Costa). Ed. 34.

Latour, B. (2012). Reagregando o social: Uma introdução à Teoria Ator-Rede. UFBA.

Latour, B. (2020). Onde aterrar? Como se orientar politicamente no antropoceno. (Tradução de M. Vieira). Bazar do Tempo.

Lemos, A. (2022). Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. (2ª Edição). Sulina.

Lévy, P. (2003). A inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço. (4ª Edição). Loyola.

Libâneo, J. C. (2018). Didática. (2ª Edição). Cortez.

Lima, M. B., & Struchiner, M. (2018). Pressupostos teóricos e propostas para discutir questões sociocientíficas: Construção do modelo e-CRIA e sua aplicação no ensino superior. Revista e-Curriculum, 16(2), 393-419. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p393-419

Martinez-Tessori, A. L. (2024). Crianças e cidadania digital: Fundamentos para a integração curricular da cidadania digital na educação básica. (Dissertação de Mestrado). PUC-SP, Brasil.

Morin, E. (2008). Ciência com consciência. (Tradução de M. D. Alexandre & M. A. S. Dória) (11ª Edição). Bertrand Brasil.

Okada, A., Pereira Okada, A. E., & De Oliveira Campolina, L. (2023a). Escolarização aberta para a educação digital com ciência e tecnologia: Reflexões sobre os planos europeu e brasileiro de políticas públicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], 65, e24689. https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24689

Okada, A., Struchiner, M., Almeida, M. E. B., Castro, T., & Pianovski, V. A. M. D. (2023b). Práticas emancipatórias abertas para sustentabilidade com ciência e tecnologias emergentes. Revista Diálogo Educacional, 23(77), 627-637. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.077.AP01

Pietrocola, M., & Sousa, C. R. de. (2019). A sociedade de risco e a noção de cidadania: Desafios para a educação científica e tecnológica. Linhas Críticas, 25, e19844. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19844

Pino Gavidia, L. A., & Adu, J. (2022). Critical narrative inquiry: An examination of a methodological approach. International Journal of Qualitative Methods, 21. https://doi.org/10.1177/16094069221081594

PUC-SP (2022). Projeto Usos Híbridos no Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo.

Quintanilla-Gatica, M. (2024). Las controversias sociocientíficas en la formación del profesorado de ciencias: Experiencias de investigación y perspectivas. Sisyphus – Journal of Education, 12(3), 6-7. https://doi.org/10.25749/sis.38629

Reis, P. (2021). Desafios à educação em ciências em tempos conturbados. Ciência & Educação, 27, e21000. https://doi.org/10.1590/1516-731320210000

Rheingold, H. (2002). Smart mobs: The next social revolution. Perseus Publishing.

Ricoeur, P. (1991). Do texto à ação: Ensaios de hermenêutica II. Edições Loyola.

Riddle, S., Mills, M., & McGregor, G. (2023). Curricular justice and contemporary schooling: Towards a rich, common curriculum for all students. Curriculum Perspectives, 43, 137-144. https://doi.org/10.1007/s41297-023-00186-y

Rojo, R. (Org.). (2013). Escola conectada: Os multiletramentos e as TICs. Parábola Editorial.

Rosa, G. L. R. (2024). Perspectiva ético-ontoepistemológica e a contribuição da filosofia da práxis para análise do ensino da política educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, 9, 1-14. https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.22954.007

Santomé, J. T. (1998). Globalização e interdisciplinaridade: O currículo integrado. (Tradução de C. Schilling). Artes Médicas.

Santos, P. C. (2021). Redes sociais da internet e políticas públicas educacionais: Influências recíprocas. (Tese de Doutorado). PUC-SP, Brasil.

Selwyn, N. (2021, November 11). Resetting ed-Tech … what is digital technology really good for in education? Critical Studies of Education & Technology. https://criticaledtech.com/2021/11/11/resetting-ed-tech-what-is-digital-technology-really-good-for-in-education%EF%BF%BC/

Sidi, P. M., & Conte, E. (2017). A hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 12(4), 1942-1954. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9270/6932

Silva, M. G. M., Almeida, M. E. B., & Almeida, F. J. (2025). Um diálogo crítico sobre educação híbrida na realidade brasileira: Três olhares. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 34(78), 210-226. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2025.v34.n78.p210-226

Silva, T. T. (1995). Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Autêntica.

Souza, R. A., & Almeida Moraes, R. de. (2022). Políticas de educação, tecnologia e inovação: Contribuições para uso emancipatório das tecnologias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 17(2), 1457-1472. https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15876

Tyler, R. W. (1949). Basic principles of curriculum and instruction. University of Chicago Press.

Venturini, T. (2010). Diving in magma: How to explore controversies with actor-network theory. Public Understanding of Science, 19(3), 258-273. https://doi.org/10.1177/0963662509102694

Vieira Pinto, A. (2005). O conceito de tecnologia. (Volume 1). Contraponto.

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. (5ª Edição). Bookman.

Published

2025-10-31