Educação Híbrida e Articulação entre Universidade, Tecnologia, Sociedade e Contextos Não Formais de Educação
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.41866Palavras-chave:
educação híbrida, pesquisa em educação, cultura digital, currículo, cidadaniaResumo
Este artigo aborda o hibridismo na educação desde uma perspectiva crítica e pós-digital, com base em experiências pedagógicas realizadas no projeto “Usos Híbridos do Currículo” — disciplinas oferecidas por um programa de pós-graduação de uma universidade brasileira. A pesquisa, de abordagem qualitativa e hermenêutica, incide sobre três casos analisados a partir das narrativas produzidas por estudantes, no âmbito de seus projetos e produções, nos quais são identificadas as dimensões da educação híbrida, suas potencialidades e desafios para o agir político sociocientífico em diferentes áreas de conhecimento. Os resultados destacaram a importância do hibridismo para o diálogo intercultural e a articulação entre universidade, escola, tecnologia, sociedade e contextos educacionais não formais, dessa forma, oferecendo sugestões à atuação de professores, pesquisadores e estudantes.
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