Educação Híbrida e Articulação entre Universidade, Tecnologia, Sociedade e Contextos Não Formais de Educação

Autores

  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5793-2878
  • Maria da Graça Moreira da Silva Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Programa de Pós-Graduação em Lingua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4798-9122
  • Fernando José de Almeida Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0772-455X

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.41866

Palavras-chave:

educação híbrida, pesquisa em educação, cultura digital, currículo, cidadania

Resumo

Este artigo aborda o hibridismo na educação desde uma perspectiva crítica e pós-digital, com base em experiências pedagógicas realizadas no projeto “Usos Híbridos do Currículo” — disciplinas oferecidas por um programa de pós-graduação de uma universidade brasileira. A pesquisa, de abordagem qualitativa e hermenêutica, incide sobre três casos analisados a partir das narrativas produzidas por estudantes, no âmbito de seus projetos e produções, nos quais são identificadas as dimensões da educação híbrida, suas potencialidades e desafios para o agir político sociocientífico em diferentes áreas de conhecimento. Os resultados destacaram a importância do hibridismo para o diálogo intercultural e a articulação entre universidade, escola, tecnologia, sociedade e contextos educacionais não formais, dessa forma, oferecendo sugestões à atuação de professores, pesquisadores e estudantes.

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Biografias Autor

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Livre docente em Educação e Tecnologias pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2019), Brasil, doutorado em Educação: Currículo (CED, PUC-SP, 2000), pós-doutorado na Universidade do Minho (2009), outro em andamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em colaboração com Universidade de Barcelona. Professora/pesquisadora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação: Currículo (Faculdade de Educação), e Educação nas Profissões da Saúde, PUC-SP. Coordenou o Programa CED por duas gestões (2019-2013), atualmente é vice-coordenadora. Pesquisadora produtividade (PQ1) do CNPq, Brasil. Pesquisas sobre currículo e tecnologias, web currículo, formação de professores, políticas públicas.

Maria da Graça Moreira da Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Programa de Pós-Graduação em Lingua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora e pesquisadora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação: Currículo e em Língua Portuguesa da PUC-SP, coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (gestão 2025-2027) e integra o corpo docente do Curso de Pedagogia. Atua nas áreas de currículo, tecnologias educacionais, educação híbrida e formação docente, investigando as interfaces entre educação, linguagem e cultura digital, com foco em práticas inovadoras, políticas públicas e epistemologias críticas no campo educacional contemporâneo.

Fernando José de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atua como Professor Titular e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Realizou pós-doutorado pelo convênio CNPq/CNRS, em Lyon, França. Foi Vice-Reitor Acadêmico da PUC-SP, Secretário Municipal de Educação de São Paulo e Diretor de Educação da Fundação Padre Anchieta. Suas pesquisas abordam currículo, tecnologias educacionais, mídia e políticas públicas, com foco na formação docente e na cultura digital, articulando epistemologias críticas e práticas inovadoras voltadas à democratização do conhecimento e à transformação social pela educação.

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Publicado

2025-10-31