Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola
Reflexões acerca das contribuições de uma proposta formativa
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.15364Palabras clave:
educação, tecnologias móveis, formação continuada de professores, intervençãoResumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em nível de doutorado, com objetivo de analisar e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada envolvendo professores da educação básica sobre o uso de tecnologias móveis na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção, desenvolvida junto a grupo de dez professoras, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas coletivas e individuais, bem como gravações dos encontros realizados. Os resultados evidenciam alguns elementos que demonstram o alcance da proposta em ressignificar a prática das docentes, tais como, a utilização das tecnologias móveis em situações pedagógicas; o acompanhamento das atividades e o constante diálogo com as docentes; a busca de contextualização das atividades conforme a realidade das escolas; a troca de experiências e a atitude colaborativa. Para que práticas como estas se consolidem nas escolas, torna-se imprescindível um trabalho conjunto entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos.
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