Formação Docente e Tecnologias Móveis na Escola

Reflexões acerca das contribuições de uma proposta formativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.15364

Palavras-chave:

educação, tecnologias móveis, formação continuada de professores, intervenção

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em nível de doutorado, com objetivo de analisar e avaliar a implementação de uma proposta de formação continuada envolvendo professores da educação básica sobre o uso de tecnologias móveis na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção, desenvolvida junto a grupo de dez professoras, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas coletivas e individuais, bem como gravações dos encontros realizados. Os resultados evidenciam alguns elementos que demonstram o alcance da proposta em ressignificar a prática das docentes, tais como, a utilização das tecnologias móveis em situações pedagógicas; o acompanhamento das atividades e o constante diálogo com as docentes; a busca de contextualização das atividades conforme a realidade das escolas; a troca de experiências e a atitude colaborativa. Para que práticas como estas se consolidem nas escolas, torna-se imprescindível um trabalho conjunto entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos.

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Biografias Autor

Célia Regina de Carvalho, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta do curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Naviraí - Brasil.
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista.

Cláudia Maria de Lima, Universidade Estadual Paulista

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista - Unesp/Câmpus de São José do Rio Preto e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Estadual Paulista-UNESP/ Câmpus de Presidente Prudente. Doutora em Psicologia e pesquisadora da área Educação e Comunicação.

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Publicado

2019-02-28