#memorialdoconvento

Uma Abordagem Tecnológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.15789

Palabras clave:

inovação pedagógica, tecnologia, nativos digitais, videojogos e literatura

Resumen

O Programa oficial do Ensino Secundário para a disciplina de português prevê a leitura integral de várias obras literárias representativas da cultura nacional. Todavia, as características dos jovens urbanos do século XXI são incompatíveis com esta proposta, o que cria novos desafios à escola. Neste artigo descreve-se uma experiência pedagógica, que levou os estudantes a trabalhar conteúdos literários, colocando-os numa posição ativa de produção de conhecimento e de interpretação autónoma do texto literário, a propósito do estudo de Memorial do Convento, de José Saramago. A proposta implicou o recurso às novas tecnologias e resultou na criação de um conjunto diversificado de videojogos. As conclusões apontam a possibilidade de um trabalho de apropriação de conhecimento, que desvie o professor do seu papel tradicional de transmissor de saberes e coloque o aluno numa posição em que a sua vivência de imersão digital permita a criação de uma escola adaptada à pós-modernidade.

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Biografía del autor/a

Maria do Carmo Pereira Oliveira, Agrupamento de Escolas de Aurélia de Sousa

Professora do Ensino Básico e Secundário na Escola Secundária Aurélia de Sousa, Doutorada em Linguística, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com interesse particular na área da sintaxe. Desenvolve pesquisa na sintaxe da coordenação frásica e na metodologia do ensino do português, com enfoque no aproveitamento pedagógico das novas tecnologias e das estratégias de gamificação para o ensino da literatura e da gramática.

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Publicado

2019-02-28