#memorialdoconvento
Uma Abordagem Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.15789Palabras clave:
inovação pedagógica, tecnologia, nativos digitais, videojogos e literaturaResumen
O Programa oficial do Ensino Secundário para a disciplina de português prevê a leitura integral de várias obras literárias representativas da cultura nacional. Todavia, as características dos jovens urbanos do século XXI são incompatíveis com esta proposta, o que cria novos desafios à escola. Neste artigo descreve-se uma experiência pedagógica, que levou os estudantes a trabalhar conteúdos literários, colocando-os numa posição ativa de produção de conhecimento e de interpretação autónoma do texto literário, a propósito do estudo de Memorial do Convento, de José Saramago. A proposta implicou o recurso às novas tecnologias e resultou na criação de um conjunto diversificado de videojogos. As conclusões apontam a possibilidade de um trabalho de apropriação de conhecimento, que desvie o professor do seu papel tradicional de transmissor de saberes e coloque o aluno numa posição em que a sua vivência de imersão digital permita a criação de uma escola adaptada à pós-modernidade.
Descargas
Citas
Carr, N. (2011). The Shallows, How The Internet Is Changing The Way We Think, Read And Remember. London: Atlantic Books.
Fino, C., & Sousa, J. (2003). As TIC Redesenhando as Fronteiras do Currículo. Revista Galego – Portuguesa de Psicologia e Educação, 8, 2051-2063. Retirado de: https://digituma.uma.pt/handle/10400.13/781
Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança. O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide. McGraw-Hill de Portugal.
Prensky, M. (2001a). Digital Natives, Digital immigrants. Retirado de: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky - Digital Natives, Digital Immigrants - Part1.pdf
Prensky, M. (2001b). Digital Natives, Digital immigrants II – Do they really think diferente?. Retirado de: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky - Digital Natives, Digital Immigrants - Part2.pdf
Saramago, J. (1982). Memorial do Convento. Lisboa: Caminho.
Silva, J. L. C., Salazar, J., & Poças, M. E. (2015). Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em Biologia humana. Interacções, 11(39), 485-510. Retirado de: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8754
Silveira T. (2011). O impacto do contexto tecnológico no desenvolvimento da “arquitetura cerebral” para a leitura. In S. Pereira (Org.), Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania" (pp. 295-311). Braga, Universidade do Minho: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Retirado de: http://revistacomsoc.pt/index.php/lmc/article/view/471
Toffler, A. (1999). A terceira vaga. Lisboa: Livros do Brasil.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Copyright (c) es propiedad de Sisyphus – Journal of Education. Sin embargo, alentamos que los artículos publicados en la revista se publiquen en otro lugar, siempre que se solicite el permiso de Sisyphus y los autores incorporen nuestra cita original y un enlace a nuestra página web.
Política de Autoarchivo
Los autores pueden autoarchivar la versión final publicada de sus artículos en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales e institucionales.
Suscriptor de DORA
El Instituto de Educação de la Universidade de Lisboa, editor de Sisyphus, es uno de los suscriptores de la Declaración de San Francisco sobre la Evaluación de la Investigación (DORA).