A Tecnologia num Cenário de Aprendizagem de Articulação entre Física e Matemática

Um Estudo na Formação Inicial de Professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.15805

Palabras clave:

tecnologia, cenário de aprendizagem, formação inicial de professores

Resumen

Este estudo decorre de uma experiência de formação com futuros professores (FPs) de física e de matemática, assente numa perspetiva STEM, num cenário de aprendizagem com tecnologia. A investigação foca-se no Pedagogical Content Knowledge (PCK) dos FPs relativo à promoção da articulação das duas áreas, procurando perceber-se como integram a tecnologia na planificação de aulas do 8.º ano e os desafios e dificuldades que emergem nesse contexto. A análise dos dados, recolhidos através dos planos de aula e reflexões escritas dos FPs, incidiu sobre os modos como perspetivam e refletem sobre o uso da tecnologia nas três dimensões do modelo de articulação adotado. Evidencia-se que os FPs integram a tecnologia para sustentar os processos de inquiry e argumentação na presença das duas áreas disciplinares. Contudo, o uso da tecnologia para promover síntese de conhecimentos constituiu um ponto crítico, sendo um dos aspetos do PCK a merecer maior atenção na formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hélia Oliveira, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Possui doutoramento em Educação, na especialidade Didática da Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É Professora Auxiliar no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. Tem participado em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, particularmente na área da formação inicial e contínua de professores de Matemática, entre os quais o P3M, DSL e TEL-FTeLab, financiados pela FCT, e Recursos Multimídia, financiado pelo CNPq, do Brasil, com foco no desenvolvimento de recursos multimédia para a formação, conhecimento e identidade profissional do professor, ensino exploratório e STEM. É diretora da revista Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática.

Ana Henriques, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação Matemática, especialidade de Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa e Professora Auxiliar no Instituto de Educação da mesma Universidade. A sua investigação, realizada no âmbito de projetos de investigação na área da Formação de Professores em que tem participado, como o Tel_FteLab, o Educate e o Reason, tem incidido no raciocínio matemático, no ensino e aprendizagem da matemática com tecnologia, no conhecimento e desenvolvimento profissional dos professores, particularmente em estatística, e mais recentemente na educação STEM. Colabora com a comunidade de investigação em educação matemática, sendo autora de extensa bibliografia editada em Portugal e internacionalmente.

Mónica Baptista, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Doutora em Educação na área de especialidade de Didática das Ciências pela Universidade de Lisboa. É Professora Auxiliar e subdiretora  do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Coordena o Mestrado em Educação, área de especialidade Didática das Ciências, e o Mestrado em Ensino de Física e Química. Integrou a equipa Portuguesa de projetos europeus e de vários projetos nacionais financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Atualmente coordena o projeto GoSTEM, financiado pela FCT. Desenvolve investigação em STEM, tarefas de investigação no ensino da Física e da Química, aprendizagem das ciências em diversos contextos, estudos de aula e desenvolvimento profissional dos professores. 

Citas

An, S. A. (2017). Preservice teachers’ knowledge of interdisciplinary pedagogy: the case of elementary mathematics–science integrated lessons. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, 49(2), 237-248.

Ball, D., Thames, M., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching. What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407.

Brown, R. E., & Bogiages, C. A. (2017). Professional development through STEM integration: how early career math and science teachers respond to experiencing integrated STEM tasks. International Journal of Science and Mathematics Education, 1-18. doi: 10.1007/s10763-017-9863-x

Carlson, l., Humphrey, G., & Reinhardt, K. (2003). Weaving science inquiry and continuous assessment. Thousand Oaks, CA: Corwin Press.

Clark, R. (2009). Accelerating expertise with scenario based learning. Training+Development, January, 84-85.

Crippen, K. J., & Antonenko, P. D. (2018). Designing for collaborative problem solving in STEM cyberlearning. In J. D. Yehudit, Z. R. Mevarech & D. R. Baker (Eds.), Cognition, metacognition, and culture in STEM education, innovation in science education and technology (pp. 89-116). Weston, MA: Springer.

DeCoito, I., & Richardson, T. (2018). Teachers and technology: Present practice and future directions. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 18(2), 362-378.

English, L. D. (2016). STEM education K-12: perspectives on integration. International Journal of STEM Education, 3(3). doi: 10.1186/s40594-016-0036-1

Erickson, F. (1986). Qualitative methods in research on teaching. In M. C. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 119-161). New York, NY: Macmillan.

Grossman, P. (1995). The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education. New York, NY: Teachers College Press.

Gutherie, J. T., Wigfield, A., & VonSecker, C. (2000). Effects of integrated instruction on motivation and strategy use in reading. Journal of Educational Psychology, 92, 331-341. doi: 10.1037/0022-0663.92.2.331

Hallman-Thrasher, A., Connor, J., & Sturgill, D. (2017). Strong discipline knowledge cuts both ways for novice mathematics and science teachers. International Journal of Science and Mathematics Education. doi: 10.1007/s10763-017-9871-x

Hurley, M. (2001). Reviewing integrated science and mathematics: The search for evidence and definitions from new perspectives. Science and Mathematics, 101, 259-268. doi: 10.1111/j.1949-8594.2001.tb18028.x

Kim, D., & Bolger, M. (2017). Analysis of Korean elementary pre-service teachers’ changing attitudes about integrated STEAM pedagogy through developing lesson plans. International Journal of Science and Mathematics Education, 15(4), 587-605.

Knezek, G., Christensen, R., Tyler-Wood, T., & Periathiruvadi, S. (2013). Impact of environmental power monitoring activities on middle school student perceptions of STEM. Science Education International, 24(1), 98-123.

Koirala, H. P., & Bowman, J. K. (2003). Preparing middle level preservice teachers to integrate mathematics and science: problems and possibilities. School Science and Mathematics, 103(3), 145-154.

Konold, C., & Miller, C. D. (2005). TinkerPlots: Dynamic Data Exploration. Emeryville, CA: Key Curriculum Press.

Kuo-Hung, T., Chi-Cheng, C., Shi-Jer, L., & Wen-Ping, C. (2011). Attitudes towards science, technology, engineering and mathematics (STEM) in a project-based learning (PjBL) environment. International Journal of Technology and Design Education, 23, 87-102. doi: 10.1007/s10798-011-9160-x

Lederman, N. G. (2006). Syntax of nature of science within inquiry and science instruction. In L. B. Flick & N. G. Lederman (Eds.), Scientific inquiry and nature of science (pp. 301-317). Dordrecht: Springer.

Leung, A. (2017). Exploring techno-pedagogic task design in the mathematics classroom. In A. Leung & A. Baccaglini-Frank (Eds.), Digital technologies in designing mathematics education tasks: potential and pitfalls (pp. 3-16). Cham: Springer.

Mishra, P., & Koehler, M. J. (2006). Technological pedagogical content knowledge: A framework for integrating technology in teachers’ knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054.

Moore, T. J., Tank, C. M., Glancy, A. W., & Kersten, J. A. (2015). NGSS and the landscape of engineering in K-12 state science standards. Journal of Research in Science Teaching, 52(3), 296-318. doi: 10.1002/tea.21199

Ní Ríordáin, M., Johnston, J., & Walshe, G. (2016). Making mathematics and science integration happen: key aspects of practice. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 47(2), 233-255.

Nilsson, P., & Loughran, J. (2012). Exploring the development of pre-service science elementary teachers’ pedagogical content knowledge. Journal of Science Teacher Education, 23(7), 699-721.

NRC (2000). Inquiry and the national science education standards. Washington, DC: National Academy.

Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2002). Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista de Educação, 11(2), 145-163.

Prescott, A., Bausch, I., & Bruder, R. (2013). A method for analysing pre-service teachers’ pedagogical content knowledge. Teaching and Teacher Education, 35, 43-50.

Rahm, J., & Moore, J. (2015). A case study of long-term engagement and identity-in-practice: Insights into the STEM pathways of four under represented youths. Journal of Research in Science Teaching, 53(5), 768-801.

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22.

Treacy, P., & O’Donoghue, J. (2014). Authentic Integration: a model for integrating mathematics and science in the classroom. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 45(5), 703-718.

Wang, H., Moore, T. J., Roehrig, G. H., & Park, M. S. (2011). STEM integration: Teacher perceptions and practice. Journal of Pre-College Engineering Education Research, 1(2), 1-13.

Zemelman, S., Daniels, H., & Hyde, A. A. (2005). Best practice: today’s standards for teaching and learning in America’s schools (3rd ed.). Portsmouth, N.H.: Heinemann. C-CED/0588/2014).

Publicado

2019-02-28