Creación de Tecnologías Educativas Digitales por los Sujetos Escolares

Un Proceso de Emancipación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.25417

Palabras clave:

tecnología educativa, participación docente, práctica docente, pensamiento crítico, diseño de curriculum

Resumen

Este artículo analiza si, y cómo, el desarrollo de tecnologías digitales por maestros de educación básica subsidian la apropiación crítica de las tecnologías y su emancipación como docentes. La investigación utiliza materiales producidos en encuentros con maestros de tres escuelas. El análisis de contenido resultó en la aparición de tres categorías: 1 - falta de autonomía en relación con las tecnologías 2 - desarrollo de una perspectiva crítica de las tecnologías; y 3 - formas para la integración crítica de la tecnología en la escuela – que resultó en dos subcategorías: 3.1 - Adaptación crítica de tecnologías; y, 3.2 - Creación de nuevas tecnologías basadas en el currículo escolar. Es evidente que la escuela se muestra como un espacio privilegiado para la producción de tecnologías educativas que parten de las necesidades reales de sus asignaturas, para contribuir a superar los desafíos históricos y la transformación efectiva de la educación contemporánea.

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Biografía del autor/a

Marina Bazzo de Espíndola, Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Professora Visitante na Universitat de Barcelona (2021/2022) pelo Programa CAPES/PRINT. Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação Científica e Tecnológica, Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Midia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC). Vice-líder do Grupo Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia (REPERCUTE). Mãe desde 2013.

Rosely Zen Cerny, Departamento de Estudos Especializados em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CED). Doutora em Educação-Currículo pela PUC-SP (2009). Atuou na coordenação de projetos de formação de professores em parceria com o Ministério da Educação. Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação, período 2017-2021. Pesquisa na área de Educação, com ênfase nas temáticas de Formação de Professores, Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Líder do Grupo Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia (REPERCUTE).

Julia Maria Gerhardt da Rocha, Escola Básica Getúlio Vargas, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, Brazil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Mestranda em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela UFSC. Professora na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas. Experiência na educação, atuando em sala de aula e em projetos de pesquisa. Participou de projetos de desenvolvimento de tecnologias como pesquisadora, com aprofundamento na teoria crítica de tecnologia. Participou de um estudo aprofundado de curadoria digital para Plataforma de Recursos Educacionais e atuou em uma Iniciativa de Aprendizagem Colaborativa de formação da comunidade escolar com escolas parceiras de um projeto de desenvolvimento de tecnologia.

Francisco Fernandes Soares Neto, Pós-graduaçao em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Físico pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009), mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Física e Ciências, na produção de materiais didáticos e recursos educacionais digitais. Atuou em projetos de desenvolvimento de tecnologia voltadas a formação de professores em âmbito nacional e internacional, na gestão de projetos e desenvolvimento possui experiência no desenvolvimento de materiais didáticos digitais, MOOCs, Plataformas de formação aberta e autônoma, Plataformas abertas de conteúdos digitais. Co-fundador e diretor executivo no coletivo de desenvolvimento de tecnologias Levante Lab.

Citas

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Publicado

2022-02-28