Criação de Tecnologias Educacionais Digitais pelos Sujeitos da Escola
Um Processo de Emancipação
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.25417Palavras-chave:
tecnologia educacional, participação dos professores, prática docente, pensamento crítico, design de currículoResumo
Este artigo analisa se, e como, a criação e o desenvolvimento de tecnologias digitais por professores da educação básica subsidiam o processo de apropriação crítica das tecnologias no sentido de sua emancipação como docente. A pesquisa parte de materiais produzidos em encontros com professores de três escolas públicas. A análise de conteúdo resultou na emersão das categorias: 1 - falta de autonomia em relação às tecnologias 2 - desenvolvimento de uma perspectiva crítica de tecnologias; e 3 - caminhos para integração crítica de tecnologia na escola – que resultaram em duas subcategorias: 3.1 - Adaptação crítica de tecnologias; e, 3.2 - Criação de novas tecnologias a partir do currículo da escola. Evidencia-se que a escola se mostra como um espaço privilegiado para a produção de tecnologias educacionais que partam das necessidades reais dos seus sujeitos, para contribuir com a superação dos desafios históricos e a transformação efetiva da educação contemporânea.
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