A Coparticipação da Tecnologia Digital na Produção de Conhecimento Matemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.15795

Palavras-chave:

educação matemática, vídeo digital, geometria analítica

Resumo

O artigo discute um estudo exploratório envolvendo produção de vídeos, demonstrações matemáticas e estudantes de Graduação, matriculados na disciplina Geometria Analítica, da Universidade Federal de Roraima do Brasil. O objetivo da investigação foi compreender como a tecnologia digital coparticipa da produção de conhecimento matemático. Com o intuito de observar nas atividades aspectos que relacionam Álgebra e Geometria foi realizada uma investigação qualitativa. Desse modo, os dados produzidos a partir das observações e da análise dos vídeos possibilitaram: revelar o entendimento que os estudantes tiveram sobre demonstrações matemáticas; constatar que os estudantes consideram suficiente demonstrar uma proposição matemática particularizando a solução; perceber que a interação com as tecnologias digitais enriquece a comunicação de ideias matemáticas; e compreender que a coparticipação da tecnologia digital auxilia na produção de conhecimento matemático, na verificação das proposições e na visualização dos objetos.

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Biografias Autor

Marcelo Batista de Souza, Universidade Federal de Roraima

É professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Possui formação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É mestre em Informática pelo Instituto de Computação da UFAM e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Trabalha nas áreas de Informática na Educação, Matemática e Educação a Distância. Explora software educacional e introdução à programação computacional no processo de ensino e de aprendizagem de algoritmos e Matemática.

Bárbara Cunha Fontes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). De 2012 a 2013 realizou iniciação científica sob orientação da Professora Dra. Simone Maria de Moraes cujo tema é Cúspides da Aplicação Normal de Gauss. Nos anos de 2014 e 2015 participou do projeto Laboratórios Virtuais, na criação de materiais didáticos interativos para serem utilizados na sala de aula ou fora dela. Em 2015 foi professora substituta da UFV. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP.

Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Professor da UNESP e desenvolve pesquisas nas áreas de EaD online, Modelagem, Tecnologias Digitais, Vídeos e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. É autor de artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Tem projetos de pesquisa financiados pelo SSHRC, Canadá. Desde 2011 é Editor Associado do ZDM, Berlim, Alemanha. É Coordenador da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES. É Bolsista produtividade do CNPq, nível 1A.

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Publicado

2019-02-28