Formação de Professores para a Prática de Educação Sexual nas Escolas

Uma Reflexão a Partir do Pensamento Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.17824

Palavras-chave:

educação sexual, formação docente, hermenêutica-dialética

Resumo

As discussões sobre educação sexual em contexto escolar têm sido contempladas nas políticas públicas educacionais de muitos países da cultura ocidental. Entretanto, estudos relatam deficiências no processo formativo dos professores para abordar esse tema no espaço da escola, causando aos docentes sentimentos de insegurança e preocupação. O trabalho pretende discutir as necessidades formativas dos professores para as aulas de Educação Sexual a partir do discurso de 15 professores e uma coordenadora pedagógica que atuam no ensino fundamental (2° e 3° ciclos) e no ensino médio (secundário) de uma escola pública brasileira. Os dados foram coletados a partir de grupos focais e os resultados analisados sob uma perspectiva hermenêutica- dialética. Entre as sugestões citadas pelos professores apontamos mudanças nas formações iniciais e continuadas que preconizem dinâmicas, discussões sobre o tema e trocas de experiências entre os pares. As reflexões encontradas neste estudo visam apoiar professores que atuem como formadores de educadores sexuais.

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Biografias Autor

Daniela Maria Manna Bartasevicius, Universidade Federal do ABC, Brasil

Doutoranda em formação de professores e supervisores no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa desde 2018. Mestre em Ensino, História e Filosofias das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC - Brasil. Graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecilia (Licenciatura e Bacharelado). Atua na área de ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em programas de Educação Sexual em contexto escolar.

Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda, Universidade Federal do ABC, Brasil

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, com Mestrado e Doutorado em Ciências, pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professora Associada na Universidade Federal do ABC, na área de Ensino de Biologia. Lecionou Ciências e Biologia em escolas da rede pública de ensino do Estado de São Paulo e da rede privada. Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino de Ciências, mais especificamente em Ensino de Biologia, Educação em Sexualidade e formação inicial e continuada de professores.

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Publicado

2019-10-31