Formação de Professores para a Prática de Educação Sexual nas Escolas
Uma Reflexão a Partir do Pensamento Docente
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.17824Palavras-chave:
educação sexual, formação docente, hermenêutica-dialéticaResumo
As discussões sobre educação sexual em contexto escolar têm sido contempladas nas políticas públicas educacionais de muitos países da cultura ocidental. Entretanto, estudos relatam deficiências no processo formativo dos professores para abordar esse tema no espaço da escola, causando aos docentes sentimentos de insegurança e preocupação. O trabalho pretende discutir as necessidades formativas dos professores para as aulas de Educação Sexual a partir do discurso de 15 professores e uma coordenadora pedagógica que atuam no ensino fundamental (2° e 3° ciclos) e no ensino médio (secundário) de uma escola pública brasileira. Os dados foram coletados a partir de grupos focais e os resultados analisados sob uma perspectiva hermenêutica- dialética. Entre as sugestões citadas pelos professores apontamos mudanças nas formações iniciais e continuadas que preconizem dinâmicas, discussões sobre o tema e trocas de experiências entre os pares. As reflexões encontradas neste estudo visam apoiar professores que atuem como formadores de educadores sexuais.
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