Século XXI

Exercício de incertezas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.18207

Palavras-chave:

educação, século XXI, homem, modernidade, futuro

Resumo

Para introduzir este número, os editores partem da constatação simples de que tudo se tornou mais complexo. A relação do Homem com o seu ambiente, a relação do Homem com os outros, e a relação do Homem consigo próprio, tudo isso tende a mudar. Sempre com a memória curta, apesar do ensino da História, da Filosofia e, já agora, da Educação, as sociedades contemporâneas desenvolveram novas modalidades para atropelar os direitos e a integridade das várias espécies. Como pensar a Educação, neste contexto? Como repensar as formas e as fórmulas da Educação, numa perspetiva mais abrangente, mas sem deixar de lado os particularismos? Quais as perspetivas oferecidas pelas novas abordagens que, embora promissoras, podem não ser acompanhadas por atos? A estas várias interrogações fazem eco as contribuições apresentadas neste número. Contribuições diversificadas, mas com o elo comum de propor uma reflexão tão prática quanto possível sobre o amanhã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bilac, O. (n.d.). Via-Láctea. Belém: Universidade da Amazônia. Retirado de: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000252.pdf

Gomes, C. A. C. (2001). Dos valores proclamados aos valores vividos: Traduzindo os atos e princípios das Nações Unidas e da UNESCO para projetos escolares e políticas educacionais. Brasília: UNESCO.

Saint-Exupéry, A. (2017). O principezinho. Porto: Porto Editora.

UNESCO. (n.d.). Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. S/l.

Vallencien, G. (2017). Ecce Homo... artificialis. Le Débat, 1(193), 167-181.

Downloads

Publicado

2019-10-31