Século XXI
Exercício de incertezas
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.18207Palavras-chave:
educação, século XXI, homem, modernidade, futuroResumo
Para introduzir este número, os editores partem da constatação simples de que tudo se tornou mais complexo. A relação do Homem com o seu ambiente, a relação do Homem com os outros, e a relação do Homem consigo próprio, tudo isso tende a mudar. Sempre com a memória curta, apesar do ensino da História, da Filosofia e, já agora, da Educação, as sociedades contemporâneas desenvolveram novas modalidades para atropelar os direitos e a integridade das várias espécies. Como pensar a Educação, neste contexto? Como repensar as formas e as fórmulas da Educação, numa perspetiva mais abrangente, mas sem deixar de lado os particularismos? Quais as perspetivas oferecidas pelas novas abordagens que, embora promissoras, podem não ser acompanhadas por atos? A estas várias interrogações fazem eco as contribuições apresentadas neste número. Contribuições diversificadas, mas com o elo comum de propor uma reflexão tão prática quanto possível sobre o amanhã.
Downloads
Referências
Bilac, O. (n.d.). Via-Láctea. Belém: Universidade da Amazônia. Retirado de: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000252.pdf
Gomes, C. A. C. (2001). Dos valores proclamados aos valores vividos: Traduzindo os atos e princípios das Nações Unidas e da UNESCO para projetos escolares e políticas educacionais. Brasília: UNESCO.
Saint-Exupéry, A. (2017). O principezinho. Porto: Porto Editora.
UNESCO. (n.d.). Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. S/l.
Vallencien, G. (2017). Ecce Homo... artificialis. Le Débat, 1(193), 167-181.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).