Violência Escolar

Morte da Escola ou Fênix?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.18224

Palavras-chave:

violência escolar, educação domiciliar, militarização das escolas, desinstitucionalização, inclusão educacional

Resumo

Este trabalho analisa propostas recentes de solução para a violência nas escolas, como a militarização destas, e a educação domiciliar, bem como o risco de se desinstitucionalizarem. Porém, como Fênix, a velha escola se ergue em reconstrução. Morte ou aperfeiçoamento, parece haver chegado o limite dos esforços para superar a violência escolar. Se o caminho for o da disciplina forçada, o que virá depois da violência contra a violência? Ao contrário, se ainda for possível o caminho da conscientização, e diálogo, que escola emergirá? Relata-se uma visão panorâmica de estudos de caso sobre a inclusão social e a capacidade de escolas obterem resultados positivos. Conclui-se que a sociedade, em geral, tem aceitado ambas as alternativas, enquanto existem soluções duradouras e construtivas para a violência escolar. Estas focalizam a efetiva inclusão educacional. Além disso, concluiu-se que a escola continuará sendo necessária, enquanto instituição que contribui para o desenvolvimento dos indivíduos.

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Biografia Autor

Ivar César Oliveira de Vasconcelos, Universidade Paulista, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa/Instituto de Ciências Sociais (UL/ICS) e pós-doutorado em Educação pela UCB. Pesquisador na área da educação, com estudos sobre inclusão educacional, numa perspectiva interdisciplinar, tendo o olhar investigativo voltado para indivíduos potencialmente sujeitos à exclusão social, como as vítimas da violência escolar, as pessoas que moram em comunidades vulneráveis, o público-alvo da educação especial, os excluídos digitais e outros. Professor titular do Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista (UNIP/ICSC).

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Publicado

2019-10-31