Escola no Século XXI

O Passado Engajado no Presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.18225

Palavras-chave:

adolescência, violência escolar, formação de professores, pedagogia dialógica

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso de uma escola pública de periferia urbana, em área socialmente vulnerável. Similar sob alguns aspetos a uma prisão, o estabelecimento era defensivo em face dos alunos e da comunidade. O absenteísmo docente fazia que, durante certos tempos, as turmas ficassem sós, sem atividades e proibidas de usar telemóveis. A indisciplina e a violência da/na/contra a escola se manifestavam amiúde, a gerar o mal-estar de professores e alunos. Em contraste, docentes com liderança carismática faziam diferente e estabeleciam relações afetivas com os estudantes, nos limites do seu papel. Apesar do sofrimento psíquico e físico, a maioria dos educadores continuava as suas rotinas. A escola mostra que, já no século XXI, a não mudança de valores passadistas, limitadoras do diálogo, impedia a adoção de soluções simples, porém que contribuiriam para solucionar grande parte dos processos violentos.

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Biografia Autor

Adriana Lira, Centro Universitário UDF, Brasília, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Brasil.

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Publicado

2019-10-31