Escola no Século XXI
O Passado Engajado no Presente
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.18225Palavras-chave:
adolescência, violência escolar, formação de professores, pedagogia dialógicaResumo
Este artigo apresenta um estudo de caso de uma escola pública de periferia urbana, em área socialmente vulnerável. Similar sob alguns aspetos a uma prisão, o estabelecimento era defensivo em face dos alunos e da comunidade. O absenteísmo docente fazia que, durante certos tempos, as turmas ficassem sós, sem atividades e proibidas de usar telemóveis. A indisciplina e a violência da/na/contra a escola se manifestavam amiúde, a gerar o mal-estar de professores e alunos. Em contraste, docentes com liderança carismática faziam diferente e estabeleciam relações afetivas com os estudantes, nos limites do seu papel. Apesar do sofrimento psíquico e físico, a maioria dos educadores continuava as suas rotinas. A escola mostra que, já no século XXI, a não mudança de valores passadistas, limitadoras do diálogo, impedia a adoção de soluções simples, porém que contribuiriam para solucionar grande parte dos processos violentos.
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