Política Pública de Ação Afirmativa na Educação Superior para a População Cigana em Portugal

Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.19868

Palavras-chave:

ações afirmativas, população cigana, ensino superior, Portugal

Resumo

O Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE) é um programa de justiça distributiva de singularidade política e social em Portugal, apresentando-se como um instrumento de combate aos efeitos acumulados de discriminações e racismo ao longo de séculos de presença da população cigana no território lusitano. O objetivo geral do presente artigo é problematizar a primeira política pública de ação afirmativa direcionada à permanência dos estudantes ciganos no ensino superior português – o Programa Operacional de Promoção da Educação (OPRE). Para tanto utilizou-se de pesquisa do tipo qualitativa, com ênfase em uma abordagem interpretativa, onde se propõe a expressar o fenômeno estudado, dando mais liberdade e novas possibilidades para a pesquisadora no entendimento da realidade. Por fim, acredita-se que um país ao implementar políticas públicas de ação afirmativa, em especial na educação, oportuniza processos de democratização de acesso aos bens públicos, bem como de redistribuição de oportunidades de vida digna a todos os cidadãos.

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Biografia Autor

Margarida de Cássia Campos, Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Cursou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (março de 2019 a fevereiro de 2020) tendo como tema de pesquisa "Políticas de ação afirmativa para ingresso no ensino superior: análise comparativa entre Brasil, França e Portugal". Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e graduada em licenciatura em Geografia (2000). Atualmente é professora no curso de Licenciatura em Geografia e do curso de Especialização em Ensino de Geografia na Universidade Estadual de Londrina no Brasil e do Programa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede.

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Publicado

2021-02-26