Desenvolvimento Profissional de Professores Orientadores de Estudos em Educação Matemática por Formação Colaborativa

Autores

  • Neura Maria De Rossi Giusti Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Curso de Matemática, Campus Canoas, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2621-0877
  • Jutta Cornelia Reuwsaat Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Curso de Pedagogia, Campus Canoas, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5110-1571

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.20933

Palavras-chave:

educação matemática, desenvolvimento profissional, formação colaborativa, anos iniciais

Resumo

O artigo tem o objetivo de evidenciar como professoras do Ensino Fundamental, no papel de orientadoras de estudos, constroem seu desenvolvimento profissional em uma formação colaborativa em serviço. Foi realizada uma investigação qualitativa alicerçada pela dinâmica investigação-ação-formação. A análise dos dados foi realizada com base no modelo de desenvolvimento profissional idealizado por Clarke e Hollingsworth, categorizando-se as mudanças dos professores nos domínios pessoal, das práticas, externo e das consequências. As orientadoras de estudos foram protagonistas de seu desenvolvimento profissional, pois mobilizaram um conjunto de saberes próprios que, explícita e implicitamente, geraram mudanças em si mesmas e nos demais professores. As participantes foram mobilizadas, no decorrer da formação, para a perspectiva de transformação. Caso a transformação se estenda ao longo de práticas educativas futuras, é porque as mudanças foram profundas.

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Biografias Autor

Neura Maria De Rossi Giusti, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Curso de Matemática, Campus Canoas, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Letras e Educação de Vacaria (Brasil). Licenciada em Matemática pela Universidade do Planalto Catarinense (Brasil). Realizou Mestrado e Doutorado na Universidade Luterana do Brasil. Foi professora da Educação Básica na rede pública de ensino. Atualmente, professora tutora do curso de Matemática na Universidade Pitágoras (Polo Vacaria – Brasil). Pesquisadora da formação de professores em Educação Matemática e de aprendizagem social.

Jutta Cornelia Reuwsaat, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Curso de Pedagogia, Campus Canoas, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Brasil

Licenciada em Pedagogia e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Utrecht (Países Baixos). Foi professora da Educação Básica e na Universidade Luterana do Brasil. Pesquisadora da formação de professores, especialmente com enfoque em Educação Matemática e Educação em Ciências; publicou vários artigos e capítulos de livros sobre o tema.

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Publicado

2021-06-30