Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.21283

Palavras-chave:

colaboração, iniciação à docência, formação inicial de professores, ensino superior, licenciatura em matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido.

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Biografias Autor

Renata Prenstteter Gama, Departamento de Metodologia de Ensino/Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino na Universidade Federal do Carlos (UFSCar), Brasil. Licenciada em Ciências e Matemática. Mestrado em Educação, doutorado em Educação Matemática e pós-doutorado em Educação – área de Políticas de formação de professores. Professora de mestrado e doutorado em Educação e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFSCar. Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: formação de professores e gestores escolares; prática colaborativa; iniciação à docência e desenvolvimento profissional docente. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Formativas e Educativas em Matemática (GEPRAEM).

Maria do Carmo de Sousa, Departamento de Metodologia de Ensino/Centro deEducação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino na Universidade Federal do Carlos (UFSCar), Brasil. Licenciada em Matemática (UNISO). Especialista em Matemática, Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP), área de concentração em Educação Matemática. Pós doutora pela Faculdade de Educação (USP). Exerce o cargo de professor associado na UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de Professores Escola e Universidade (GPEFCom). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (Gepape). Desenvolve pesquisas nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Educação Matemática, Educação Conceitual, História da Matemática e ensino de álgebra. Bolsista produtividade do CNPq, modalidade PQ, nível 2.

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Publicado

2021-06-30