A Colaboração na Formação de Professores que Ensinam Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.24924

Palavras-chave:

colaboração, formação de professores que ensinam matemática, espaços formativos, grupos colaborativos

Resumo

A colaboração tem se destacado pelo seu potencial na formação de professores que ensinam matemática, por promover processos de interação entre professores, futuros professores, formadores, coordenadores, dentre outros agentes educacionais, e, por conseguinte, um ambiente de aprendizagem para todas as pessoas envolvidas nesses processos de interação. Esse número especial é constituído por nove artigos que podem contribuir para um debate qualificado a respeito dessas potencialidades e de dificuldades encontradas na busca de um ambiente colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Professora Titular da Universidade Estadual de Londrina

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D no CNPq

Membro do comitê assessor da área de Ciências Humanas da Fundação Araucária

Referências

Borko, H., & Potari D. (Eds.) (2020). Teachers of mathematics working and learning in collaborative groups - Proceedings of the 25th ICMI Study Teachers of Mathematics working and learning in Collaborative Groups. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Chapman, O. (2008). Narratives in mathematics teacher education. In D. Tirosh & T. Wood (Eds.), The international handbook of mathematics teacher education: Tools and processes in mathematics teacher education (Vol. 2, pp. 15-38). Dordrecht: Sense Publishers.

Cyrino, M. C. C. T. (2016). Mathematics teachers’ professional identity development in communities of practice: Reifications of proportional reasoning teaching. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 30, 165-187. https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n54a08

Jaworski, B. et al. (2017). Mathematics teachers working and learning through collaboration. In G. Kaiser (Ed.), Proceedings of the 13th International Congress on Mathematical Education. ICME-13 Monographs (pp. 261-276.). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-62597-3_17

Oliveira, H. M., & Cyrino, M. C. C. T. (2011). A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, 7, 104-130. https://doi.org/10.25755/int.461

Prediger, S. (2020). Content-Specific theory elements for explaining and enhancing teachers' professional growth in collaborative groups. In H. Borko & D. Potari (Eds.), Teachers of Mathematics working and learning in Collaborative Groups - Proceedings of the 25th ICMI Study (pp. 2-14). Lisboa, Portugal: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Robutti, O., Cusi, A., Clark‑Wilson, A., Jaworski, B., Chapman, O., Esteley, C., Goos, M., Isoda, M., & Joubert, M. (2016). ICME international survey on teachers working and learning through collaboration. ZDM Mathematics Education, 48, 651-690. https://doi.org/10.1007/s11858-016-0797-5

Triantafillou, C., Psycharis, G., Potari, D., Bakogianni, D., & Spiliotopoulou, V. (2021). Teacher educators’ activity aiming to support inquiry through mathematics and science teacher collaboration. International Journal of Science and Mathematics Education. https://doi.org/10.1007/s10763-021-10153-6

Downloads

Publicado

2021-06-30