Possibilidade de Utilização Educativa do Facebook Zero no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.25316

Palavras-chave:

comunicação, ensino superior, estudantes, internet, redes sociais

Resumo

A utilização de redes sociais faz parte da rotina da maior parte das pessoas, de entre as quais constam os estudantes do ensino superior. Devido às restrições no acesso à internet em Angola, o Facebook Zero, uma extensão do Facebook que permite o acesso ao utilizador sem custo de internet, tem sido um meio alternativo de comunicação em rede para muitas pessoas. Assim, neste estudo objetivou-se despertar a possibilidade de utilização da rede social Facebook para fins educativos no ensino superior, em Angola. A metodologia desta investigação inscreve-se numa perspetiva quantitativa de tipo empírico-descritiva. Os resultados revelam que a maioria dos participantes eram subscritores de, pelo menos, uma rede social, com maior incidência para a rede social Facebook; por outro lado, a utilização do Facebook Zero, sendo de acesso grátis, de fácil utilização e por meio de dispositivos móveis, pode ser potencializado para a educação, num contexto de educação emergencial.

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Biografias Autor

Cesário José Sanjambo Barbante, Departamento de Ciências Exactas, Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, Huambo, Angola

Concluiu o Doutoramento em Ciências da Educação em 2018/03/12 pelo(a) Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga, Portugal. É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Exactas, no(a) Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, em Angola. Tem publicações - mais de uma dezena de artigos -  em revistas especializadas e anais/ atas em conferências nacionais e internacionais. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais, com ênfase em Ciências da Educação. CV completo: https://www.cienciavitae.pt/pt/9C1E-0C8D-03F1

Lia Raquel Oliveira, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Assistant Professor with Aggregation at University of Minho. Works in Sciences of Education in the field of Curriculum and Educational Technology. She is author of two books and editor of eleven. Has received four awards. Her interests focus on Educational Technology as a cultural artefact, opens educational resources and new literacies, tactile surfaces, audiovisual language (movie, video and vodcasting), e-portfolios, gamification. She was responsible for the POAW project (Production of Learning Objects for the Web, 2006/08, 17 months, 390 018,76 euros). CV completo: https://www.cienciavitae.pt/9614-F628-4D41

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Publicado

2021-10-29