Contribuições do Role-Play na Educação Ambiental para a Formação Integral

Autores

  • Thaisa Cristina Diniz Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, Câmpus Sertãozinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9662-1351
  • Paulo Sérgio Calefi Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, Câmpus Sertãozinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4455-6030

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.25512

Palavras-chave:

role-play, educação ambiental, formação integral, assembleia escolar, educação profissional e tecnológica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições da utilização do role-play, do inglês jogo de papéis, na introdução de assuntos da Educação Ambiental para a promoção da formação crítica e reflexiva. Para tanto, foi elaborada uma atividade de simulação de Assembleia Escolar e aplicada com nove estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, matriculados em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), locus da pesquisa, para discutir sobre o descarte de resíduos sólidos e a relação entre produção, consumo e sociedade. Foi realizada uma investigação qualitativa com características da pesquisa-ação. Para a coleta dos dados utilizou-se a observação participante, gravações dos encontros e análise das propostas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa. Os dados foram analisados com base na análise de prosa e os resultados sugerem que a utilização do role-play contribui para a formação integral ao estimular o pensamento crítico e reflexivo, a argumentação e o respeito pela opinião do colega.

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Biografias Autor

Thaisa Cristina Diniz, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, Câmpus Sertãozinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Atualmente é Técnica Administrativa no câmpus Matão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Nesta instituição, além das rotinas administrativas, contribui em atividades relacionadas à Educação Ambiental, Feira de Ciências e integração dos estudantes.

Paulo Sérgio Calefi, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, Câmpus Sertãozinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Brasil

Doutor em Química, Licenciado em Física, Química e Pedagogia. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) e Diretor do Câmpus Sertãozinho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desenvolve pesquisa envolvendo as temáticas: 1) Aprendizagem Integrada e Formação Integral, 2) Elaboração de Unidades Didáticas Integradas em Grupos Colaborativos para a Aplicação no Ensino de Ciências da Natureza e na Educação Profissional e Tecnológica e 3) Inclusão Científica, Artística e Social através de Projetos de Extensão.

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Publicado

2022-02-28