Educação Escolar na Região Leste Angolana

Perceções de Professores(as) e Alunos(as) do Ensino Secundário Sobre o Processo da Implementação de Educação Escolar

Autores

  • Paulo Carlos Lopes CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-7454-492X
  • João Carlos Caramelo CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8345-3915
  • Luís Grosso Correia CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2370-4436

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.26119

Palavras-chave:

educação escolar, região leste angolana, perceção de professores e alunos

Resumo

Em 2002, Angola iniciou a expansão da sua rede escolar em comunidades reabertas depois da guerra civil. Este estudo procura compreender como o Estado angolano tem implementado aquele processo, a partir da perceção das pessoas que lecionam e estudam no 1º. e 2º. ciclos do ensino secundário na região leste. Realizou-se um inquérito por questionário a uma amostra de 408 alunos(as) da 9ª., 12ª. e 13ª. classes, e 127 professores(as) que lecionam em 11 escolas. Os resultados permitem destacar: motivos da procura educativa pela população da região; conceções acerca do que é a educação escolar, seu papel e finalidades; expectativas e transformações reconhecidas pelos participantes que decorrem do efeito da educação escolar nas suas vidas; apreciação das políticas do Estado na promoção da educação escolar pública à luz das razões que levam os inquiridos perspetivar, de modo mais ou menos otimista, a intervenção oficial na promoção da escolarização. Do trabalho realizado concluiu-se que as populações deste estudo aderem à educação escolar pelo que ela representa como hipótese de melhoria nas suas vidas, e que o papel do Estado na implementação e desenvolvimento da educação não é assunto encerrado, havendo necessidade de melhorar a rede de ensino, das instalações, e de aumentar a quantidade e qualidade dos docentes.

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Biografias Autor

Paulo Carlos Lopes, CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

Docente do Ensino Secundário em Cazombo, Moxico – Angola. Estudante do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal. Mestrado em Ciências da Educação, pela Universidade do Porto; Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto; Detentor do Curso Superior de Teologia, pelo Seminário Maior Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus de Luanda; e do Curso Superior de Filosofia, pelo Seminário Maior Diocesano de São José de Malanje, em Angola.

João Carlos Caramelo, CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e Mestre em Educação de Adultos pela FPCEUL, Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto. Membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) onde participa da Comunidade de Prática de Investigação “Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais”. Investiga e leciona na área de Educação de adultos, com particular enfoque nas relações entre educação e desenvolvimento local.

Luís Grosso Correia, CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Portugal

Doutor em História pela Universidade do Porto, Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da mesma universidade, Investigador Integrado do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, albergado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da referida universidade, e Diretor do Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação da FLUP. Investiga e leciona nos domínios de história da educação, educação comparada, formação de professores, educação histórica, políticas educativas e histórias de vida, entre outros. É investigador responsável pelo projeto HistoMap – Mapeamento da Educação Histórica em Portugal / Mapping the History Education in Portugal e investigador do projeto Cinquenta Anos de Docência: Fatores de Mudança e Diálogos Intergeracionais / Fifty Years of Teaching: Factors of Change and Intergenerational Dialogues (FYT-ID) (ref.ª FCT: PTDC/CED-EDG/1039/2021).

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Publicado

2022-02-28