Lugares de Encontro na Dança, na Educação e na Criação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.28560

Palavras-chave:

educação para a arte, dança, processo coreográfico

Resumo

Este artigo pretende pensar sobre a criação coreográfica contemporânea num plano educacional. Assim, no contexto das práticas de dança teatral e de criação coreográfica contemporânea, estabelece um conjunto de eixos de reflexão sobre os métodos e processos da criação coreográfica. É uma investigação que promove os lugares de encontro, enquanto lugares que relacionam práticas artísticas e pedagógicas. Em termos metodológicos, o campo de investigação está nos interstícios do artista, professor e investigador. Assim, a prática artística é pensada enquanto cartografia de experiências em diálogo com uma escrita investigativa para manter a vida e o movimento imanente destes processos únicos, em que o professor-coreógrafo e o estudante-intérprete são duas figuras essenciais que partilham a forma infinitiva do verbo ‘criar’. Assim, o trabalho coreográfico é problematizado enquanto lugar de diálogo entre os agentes criativos – nomeadamente, a importância do corpo e a sua indeterminação no caminho do encontro. A forma como o desconhecido desestabiliza o processo, atribuindo-lhe uma fragilidade valiosa no campo da educação artística e na resistência do trabalho coreográfico. O criador-intérprete consagra a possibilidade de entrar num processo criativo a caminho de um mundo menor, num esquema relacional horizontal e colaborativo. A criação e a educação são formas de despertar a atenção para o desenrolar do corpo e, consequentemente, para o seu mecanismo autopoiético e auto-transformador, propondo uma nova paisagem geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ângelo Cid Neto, Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Artista, professor e investigador na área da dança contemporânea e criação e composição coreográfica contemporânea. É professor adjunto convidado na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Desenvolve uma investigação em torno da criação coreográfica em contextos educativos, iniciada no doutoramento em educação artística. Trabalha como criador e intérprete em projetos multidisciplinares articulando a escrita, a improvisação, o movimento, as artes visuais e a ciência nas suas criações. É colaborador nos centros de investigação CIEBA (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) e CFCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Referências

Beck, C., & Gleyzon, F. (2016). Deleuze and the event(s). Journal for Cultural Research, 20(4), 329-333. https://doi.org/10.1080/14797585.2016.1264770

Benjamin, W. (2016). One-way street. (M. W. Jennings, Ed.). The Belknap Press of Harvard University Press.

Carlin, M., & Wallin, J. (2014). Deleuze and Guattari, Politics and Education: For a People-Yet-to-Come. Bloomsbury Publishing. https://books.google.pt/books?id=QVZUAwAAQBAJ

Deleuze, G. (1990). The logic of sense. Columbia University Press.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1986). Kafka: Toward a Minor Literature. University of Minnesota Press.

Deleuze, G., & Guattari, F. (1987). A thousand plateaus: Capitalism and schizophrenia. University of Minnesota Press.

Deleuze, G., & Guattari, F. (2003). Anti-Edipus - Capitalism and Schizophrenia. University of Minnesota Press.

Deleuze, G., & Parnet, C. (2007). Dialogues II. (revised ed). Columbia University Press.

Fazenda, M. J. (2012). Dança Teatral: Ideias, Experiências, Ações. Edições Colibri.

Jagodzinski, J. (2016). What Is Art Education?: After Deleuze and Guattari. Palgrave Macmillan US.

Louppe, L. (2012). Poética de dança contemporânea. (1a Ed.). Orfeu Negro.

Masny, D. (2013). Cartographies of Becoming in Education: A Deleuze-Guattari Perspective. SensePublishers.

Masschelein, J. (2010). E-ducating the gaze: the idea of a poor pedagogy. Ethics and Education, 5(1), 43-53. https://doi.org/10.1080/17449641003590621

Masschelein, J. (2011). Experimentum Scholae: The World Once More … But Not (Yet) Finished. Studies in Philosophy and Education, 30(5), 529-535. https://doi.org/10.1007/s11217-011-9257-4

Masschenlein, J., & Simons, M. (2013). In defence of the school: a public issue. E-ducation, culture & Society Publishers.

Neto, Â. (2021a). Moving in between resistances: an axis-thought on choreographic creation in an educational context. Journal of Science and Technology of the Arts, 13(2), 57-74. https://doi.org/https://doi.org/10.34632/jsta.2021.9799

Neto, Â. (2021b). Para uma criação (em) comum: perspetiva socio-construtivista para a criação coreográfica em contextos educativos. Reflexão e Ação, 29(1), 151-168. https://doi.org/10.17058/rea.v29i1.14304

Semetsky, I. (2006). Deleuze, Education and Becoming. Sense Publishers.

Downloads

Publicado

2023-06-30