Lugares de Encontro na Dança, na Educação e na Criação
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.28560Palavras-chave:
educação para a arte, dança, processo coreográficoResumo
Este artigo pretende pensar sobre a criação coreográfica contemporânea num plano educacional. Assim, no contexto das práticas de dança teatral e de criação coreográfica contemporânea, estabelece um conjunto de eixos de reflexão sobre os métodos e processos da criação coreográfica. É uma investigação que promove os lugares de encontro, enquanto lugares que relacionam práticas artísticas e pedagógicas. Em termos metodológicos, o campo de investigação está nos interstícios do artista, professor e investigador. Assim, a prática artística é pensada enquanto cartografia de experiências em diálogo com uma escrita investigativa para manter a vida e o movimento imanente destes processos únicos, em que o professor-coreógrafo e o estudante-intérprete são duas figuras essenciais que partilham a forma infinitiva do verbo ‘criar’. Assim, o trabalho coreográfico é problematizado enquanto lugar de diálogo entre os agentes criativos – nomeadamente, a importância do corpo e a sua indeterminação no caminho do encontro. A forma como o desconhecido desestabiliza o processo, atribuindo-lhe uma fragilidade valiosa no campo da educação artística e na resistência do trabalho coreográfico. O criador-intérprete consagra a possibilidade de entrar num processo criativo a caminho de um mundo menor, num esquema relacional horizontal e colaborativo. A criação e a educação são formas de despertar a atenção para o desenrolar do corpo e, consequentemente, para o seu mecanismo autopoiético e auto-transformador, propondo uma nova paisagem geográfica.
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