Programas Integrados de Educação e Formação na Inclusão Escolar e Social de Jovens
A Ação de Técnicos de Intervenção Local
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.29980Palavras-chave:
programa integrado de educação e formação, inclusão escolar e social, risco/perigo socioeducativo, técnico de intervenção local, perceções das práticas profissionaisResumo
Elegemos o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), uma medida socioeducativa de último recurso de inclusão escolar, com vista a conhecer se o acompanhamento de proximidade do técnico de intervenção local (TIL) facilita a ligação entre escola, família e parceiros sociais, criando condições de inclusão social dos jovens “em fim de linha na escola”. Pretendemos conhecer a importância dessa intervenção social, assente na perspetiva ecológica, no combate à exclusão escolar e social. A abordagem qualitativa através de entrevistas a TIL de turmas PIEF, num agrupamento de escolas da região Norte, permitiu-nos conhecer as perceções das suas práticas profissionais na construção de uma escola mais equitativa e inclusiva. Os resultados indicam pistas no âmbito do combate ao insucesso e abandono escolares e revelam perceções dos TIL sobre o programa, indicando a implementação de novas metodologias promotoras da inclusão escolar e social, garantindo percursos escolares mais longos e de qualidade.
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