Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa

questionamentos necessários

Autores

  • Marina Bazzo de Espíndola Grupo Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia (REPERCUTE), Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil http://orcid.org/0000-0003-3039-5528
  • Mariona Grané Grupo de pesquisa LMI, Learning, Media and social Interactions, Facultat d'Educació, Universitat de Barcelona, Espanha https://orcid.org/0000-0002-1435-0664

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.33458

Palavras-chave:

tecnologia educacional, teoria crítica da tecnologia, formação de professores, cultura digital, TIC

Resumo

Este monográfico tem como objetivo reunir produções do campo de pesquisa em educação e tecnologias desde uma perspectiva crítica, com o objetivo de aprofundar nosso entendimento sobre as implicações e possibilidades das TDIC no e para o contexto educativo. Está composto por 9 artigos sobre a relação educação e TDIC que exploram: a formação de professores no sentido de superar a mera instrumentalidade das tecnologias, discutindo possibilidades crítico-reflexivas, a formação plena de estudantes diante dos desafios da contemporaneidade, como estes desafios impactam os currículos escolares e a necessidade de discutir o que e para que ensinar em relação às tecnologias digitais; e por fim discutem as próprias tecnologias educativas e o seu desenvolvimento a partir da perspectiva crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Buckingham, D. (2020). Rethinking digital literacy: Media education in the age of digital capitalism. Digital Education Review, 37 (june).

Feenberg, A. (2002). Transforming technology: a Critical Theory revisited. Oxford University Press.

Feenberg, A. (2013). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. (Org. Ricardo T. Neder). (2ª Edição). Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina / CDS / UnB / Capes.

Feenberg, A. (2018). Tecnologia, modernidade e democracia. (Tradução de Eduardo Beira). Inovate,.

Selwyn, N. (2011). Education an Tecnology: key issues and debates. Edição para Kindle. Bloomsbury.

Selwyn, N. (2014). Distrusting Educational Technology. Routledge.

Downloads

Publicado

2023-10-31