Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa
questionamentos necessários
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.33458Palavras-chave:
tecnologia educacional, teoria crítica da tecnologia, formação de professores, cultura digital, TICResumo
Este monográfico tem como objetivo reunir produções do campo de pesquisa em educação e tecnologias desde uma perspectiva crítica, com o objetivo de aprofundar nosso entendimento sobre as implicações e possibilidades das TDIC no e para o contexto educativo. Está composto por 9 artigos sobre a relação educação e TDIC que exploram: a formação de professores no sentido de superar a mera instrumentalidade das tecnologias, discutindo possibilidades crítico-reflexivas, a formação plena de estudantes diante dos desafios da contemporaneidade, como estes desafios impactam os currículos escolares e a necessidade de discutir o que e para que ensinar em relação às tecnologias digitais; e por fim discutem as próprias tecnologias educativas e o seu desenvolvimento a partir da perspectiva crítica.
Downloads
Referências
Buckingham, D. (2020). Rethinking digital literacy: Media education in the age of digital capitalism. Digital Education Review, 37 (june).
Feenberg, A. (2002). Transforming technology: a Critical Theory revisited. Oxford University Press.
Feenberg, A. (2013). A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. (Org. Ricardo T. Neder). (2ª Edição). Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina / CDS / UnB / Capes.
Feenberg, A. (2018). Tecnologia, modernidade e democracia. (Tradução de Eduardo Beira). Inovate,.
Selwyn, N. (2011). Education an Tecnology: key issues and debates. Edição para Kindle. Bloomsbury.
Selwyn, N. (2014). Distrusting Educational Technology. Routledge.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Sisyphus – Revista de Educação

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
O Copyright (c) pertence à Sisyphus – Journal of Education. No entanto, encorajamos que os artigos publicados na revista sejam publicados noutros lugares, desde que seja solicitada a autorização da Sisyphus e os autores integrem a nossa citação de fonte original e um link para o nosso site.
Política de auto-arquivo
É permitido aos autores o auto-arquivo da versão final publicada dos seus artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas web pessoais e institucionais.
Subscritor DORA
O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, editor da Sisyphus, é um dos subscritores da Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Investigação (DORA).