Decolonialidade do Ser, do Poder e do Saber na Perspectiva da Produção do Conhecimento Científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.37648

Palavras-chave:

decolonialidade, epistemologia, conhecimento científico, violência epistêmica, intelectuais negros

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar de que maneira a teoria decolonial, a partir das perspectivas do ser, do poder e do saber, pode atuar como um elemento de tensionamento e resistência, contrapondo-se às estruturas homogeneizadoras da produção do conhecimento científico, ao mesmo tempo em que favorece o reconhecimento e a valorização de múltiplas epistemologias. Adota-se uma abordagem qualitativa e um método exploratório, fundamentados em uma combinação de pesquisa bibliográfica, dados empíricos e análise crítica, com o propósito de aprofundar a compreensão do tema e identificar padrões e nuances relevantes dentro de seu contexto. O estudo destacou que a teoria decolonial propõe uma abordagem horizontal, na qual diferentes formas de conhecimento coexistem e se enriquecem mutuamente, reconhecendo e promovendo saberes e modos de existência historicamente marginalizados. Além disso, questiona os conceitos de universalidade e neutralidade, frequentemente empregados como instrumentos de violência epistêmica.

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Biografia Autor

Jurandir de Almeida Araújo, Departamento de Educação, Faculdade Visconde de Cairu, Salvador, Bahia, Brasil

Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade, Inclusão e Equidade (EDIE/FVC), membro do Grupo de pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade (PPGEduC/UNEB), do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/UFBA), e do Grupo de Pesquisa Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Trabalho e Educação, Educação Popular e Diversidade (EJAPOD/UFBA). Atualmente, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NUPIC/FVC) e docente do Curso de Pedagogia da Faculdade Visconde de Cairu.

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Publicado

2025-06-30