O Impacto do Teatro do Oprimido na Resolução de Questões Sociocientíficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25749/sis.39108

Palavras-chave:

engajamento, interdisciplinaridade, questões sociocientíficas, teatro do oprimido, alfabetização científica

Resumo

O engajamento dos estudantes em disciplinas científicas está atrelado à diversidade cultural, considerando gênero, classe social e etnia, além da forma como jovens se relacionam com a ciência. Para entender o que influencia esse engajamento, é necessário observar como os alunos experienciam e expressam o conhecimento adquirido. A interdisciplinaridade com o teatro do oprimido pode criar experiências de ensino mais inclusivas, promovendo participação e emancipação. Este estudo tem por objetivo compreender como é o engajamento de estudantes em atividades interdisciplinares de Ciências e Teatro, analisando interações discursivas em uma atividade sobre ecologia de morcegos. Utilizando a modalidade de estudo de caso, a pesquisa identificou diversos tipos de engajamento e observou como o teatro do oprimido influencia a resolução de questões sociocientíficas, complexificando as discussões e contribuindo para a resolução de problemas ao considerar subjetividades, racionalidade e os diversos fatores que influenciam a tomada de decisão.

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Biografias Autor

Marcella Campos Oliveira, Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2020), mestra em Ciências (2024) e especialista em Gestão Escolar (2024) pela mesma instituição. Membro do Laboratório de Ensino de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Ensino de Ciências (LINCE). Suas pesquisas em ensino de ciências e biologia abrangem interdisciplinaridade com o teatro, linguagem, engajamento e educação ambiental.

Gabriel Henrique de Camargo, Laboratório de Ensino de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2016), mestre em Ensino de Ciências (2020) e especialista em Gestão Escolar (2023) pela mesma instituição, especialista em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica (2024). Membro do Laboratório de Ensino de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Ensino de Ciências (LINCE). Suas pesquisas em ensino de ciências e biologia abrangem argumentação, linguagem, engajamento e educação ambiental.

Marcelo Tadeu Motokane, Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil

Graduado em Biologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestre (2000) e doutor (2005) em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professor Associado da Universidade de São Paulo. Atua na pesquisa em ensino de ciências e biologia nos seguintes temas: argumentação, linguagem, educação ambiental, Arte e Ciência, formação de professores de ciências e biologia. Orientador do Programa de Pós-Graduação Interunidade de Ensino de Ciências (modalidade Biologia) e Programa de Pós-Graduação de Biologia Comparada, ambos da Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências).

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Publicado

2025-02-28