A Plataforma Digital da Olimpíada Nacional em História do Brasil utilizada enquanto Ato Potencializador de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.25749/sis.41680Palavras-chave:
letramento digital, olimpíada nacional em história do Brasil, plataforma digital, ensino de históriaResumo
O cotidiano da Educação Básica revela de que maneira as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem ser experienciadas na construção do conhecimento. Este artigo analisou como a plataforma digital da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) pode ser utilizada na aprendizagem significativa de estudantes da educação pública do Estado de Sergipe, Brasil. A pesquisa seguiu os procedimentos de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, fundamentando-se no diário de pesquisa no decorrer da olimpíada. Os resultados evidenciaram que os estudantes envolvidos ressignificaram a construção de conhecimento histórico e científico com apoio da plataforma digital. Os discentes apontaram caminhos potencializadores para a reflexão com relação com a aprendizagem, a saber: i) o uso do computador para realização das atividades e ii) protagonismo em pesquisar informações científicas, ler, compreender e debater coletivamente sobre os assuntos e questões, de modo a cumprir a proposta apresentada.
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