Vol. 12 N.º 1 (2024): A classe importa: classe social e educação de adultos

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Editores convidados
Fergal Finnegan [Department of Adult and Community Education, Maynooth University, National University of Ireland, Irlanda]
Barbara Merrill [Centre of Lifelong learning, University of Warwick, Reino Unido]

Ao longo dos últimos sessenta anos, as classes sociais e a análise das classes sociais têm merecido destaque na investigação em educação em muitos países e em diferentes contextos institucionais educativos. Nestas discussões recorreu-se a diversas abordagens teóricas, como a weberiana, a marxista, a durkheimeniana, etc. Estes debates abordaram questões de poder na educação na reprodução e perpetuação de desigualdades sociais ligadas a dimensões de classe. Historicamente, o conceito de classe social tem beneficiado de outras abordagens na investigação e na análise das práticas da educação de adultos, com maior enfoque atribuído à agência e à experiência vivida. Esta ligação decorre da influência da educação de adultos de cariz crítico e radical nas instituições e na pedagogia em alguns países, como no caso do Reino Unido e da Workers Educational Association (Associação Educacional dos Trabalhadores) e da Escandinávia, no caso do movimento das escolas superiores populares e , assim como da América Latina no caso da educação popular. Estes casos estiveram ligados aos movimentos sociais democráticos e socialistas, que promoveram a solidariedade e a transformação social (embora entendidas de formas muito variadas). Em grande medida, as preocupações destas abordagens desapareceram ou, pelo menos, foram reconfiguradas. A investigação sobre a classe social também reconhece cada vez mais que a classe não existe isoladamente, mas cruza-se com outras formas de desigualdade, como o género e a raça. Igualmente importante, diversos estudos indicam que, embora as relações de classe e a política estejam a mudar, as classes ainda são importantes. No entanto, embora possam ser encontrados estudos sobre a experiência da classe trabalhadora e outros sobre desigualdade na educação de adultos contemporânea, é impressionante como raramente a classe é colocada em primeiro plano. Complementarmente, os estudos sobre a educação de adultos estão desligados dos novas pesquisas sobre classe nas ciências sociais. Esta edição especial tem como objetivo fomentar a discussão e o debate acerca destes temas.

Publicado: 2024-02-29

Introdução