Processo de Revisão

Processo de Revisão por Pares

Revisão cega por pares
Esta revista opera sob uma política de revisão em regime de duplo anonimato, seja para artigos submetidos pelo regime de fluxo contínuo, seja para aqueles artigos a integrar números especiais (por convite e/ou de submissão por autoproposta).

Ao submeter um artigo, certifique-se de que ele inclui apenas o título (sem referências a agradecimentos, apoio financeiro, nomes de autores ou afiliação no documento inserido) e, ainda, que esse texto não inclui autorreferências facilmente identificadas pelos leitores. De qualquer forma, o processo editorial interno da revista elimina todos os dados sobre a identidade dos autores do corpo dos textos originais.

O processo de seleção dos artigos submetidos começa com a análise editorial. Os trabalhos submetidos são sujeitos a uma PRÉ-revisão dos aspetos formais da proposta e da sua adequação aos nossos dois temas de investigação principais [Educação XXI e Forças de Mudança em Educação] e, eventualmente, a um número especial em particular. Esta pré-revisão está a cargo dos próprios Editores da revista e/ou dos editores convidados, no caso dos artigos submetidos a números especiais (sejam estes por convite e/ou de submissão por autoproposta).

Se um artigo passar esta primeira fase (no caso dos números especiais, a decisão é discutida entre os editores convidados e os Editores da Sisyphus, de forma a garantir a sua qualidade científica, bem como a adequação ao âmbito e enfoque investigativo da nossa revista), será avaliado por, pelo menos, dois revisores independentes, designados pelos Editores da Sisyphus. Este processo é supervisionado pelos próprios Editores da revista, respeitando escrupulosamente a nossa Política de Revisão Cega por Pares (em duplo anonimato). Os revisores sugerem se se deve aceitar ou não o artigo para publicação posterior e/ou se é necessária alguma revisão. São fornecidos aos revisores diretrizes editoriais gerais para análise dos textos bem como um formulário de suporte à revisão cega por pares (consulte a versão em português aqui).

Os revisores serão escolhidos de acordo com o tema principal do artigo, pelo que se contactarão especialistas no domínio de investigação do artigo. Em caso de discrepâncias relevantes entre os dois revisores, a opinião de um terceiro revisor será solicitada. Todos os artigos submetidos, sejam por convite e/ou de submissão por autoproposta, são sujeitos ao mesmo processo editorial, obtendo todos uma decisão final tomada pelos Editores, que, por sua vez, é inteiramente decorrente das recomendações dos revisores de pares. Todos os anos, uma lista de revisores será publicada.

Os processos de pré-revisão e revisão por pares são totalmente independentes um do outro.

Os autores serão notificados por e-mail da decisão dos Editores sobre a aceitação, solicitação de revisões ou rejeição do artigo. Todo o processo (desde a submissão até à primeira decisão editorial) não demorará mais de seis meses.

Dar-se-á conhecimento dos comentários dos revisores aos autores quando e se a reformulação do artigo for solicitada. Os autores terão posteriormente um prazo para enviar a versão final, revista, do artigo (como regra, o prazo de envio do texto revisto não deverá exceder um mês após notificação da decisão editorial).

Os autores podem acompanhar o artigo no sistema de submissão da revista, a qualquer momento ao longo do processo, e devem aguardar a decisão editorial antes de alterar qualquer dado ou documento submetido.

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Critérios de revisão
A Sisyphus – Revista de Educação só considera para publicação artigos originais, explicitamente na condição estrita de que eles não tenham sido publicados, nem estejam sob consideração para publicação, noutro lugar.

Todos os artigos submetidos devem ser rigorosos, tecnicamente precisos e devem apresentar uma perspetiva atualizada do estado da arte. Devem também elucidar e circunscrever o âmbito do tema, bem como as orientações concetuais e metodológicas adotadas; as perguntas de investigação; a revisão das publicações correlativas e mais relevantes sobre o tema; e a apresentação de todos os resultados e conclusões. Os manuscritos devem ser essencialmente problematizadores. Isto é, devem esboçar vetores de investigação que abram novos caminhos teóricos e que sugiram métodos adequados para lidar com as interrogações intrínsecas. Devem também adicionar novas perspetivas às investigações existentes sobre o tema.

Para serem publicados, os artigos devem focar questões que possam interessar a uma audiência internacional e, por isso, devem promover e comprometer-se com questões e debates inscritos numa agenda não local e não nacional.

Os artigos a serem avaliados podem ser submetidos a qualquer momento. Pelo menos 50% dos artigos publicados em cada número serão de investigação.

Os artigos não devem ter mais do que cinco autores. No caso de trabalhos em coautoria, os artigos têm que ser submetidos com a descrição completa da contribuição individual de cada autor para a  produção científica [de acordo com a metodologia CRediT (Contributor Roles Taxonomy)].