ANÁLISE DO CONCEITO SENTIR-SE ABANDONADO PARA AS PESSOAS MUITO IDOSAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i2.16129Palavras-chave:
Análise de Conceito, Enfermagem humanista, Fenomenologia, Muito idoso, Sentir-se abandonadoResumo
Neste ensaio metodológico apresenta-se uma proposta que suporta o desenvolvimento de um estudo, acerca do fenómeno sentir-se abandonado para as pessoas muito idosas, com o objetivo de compreender o significado do seu conceito para a enfermagem. Método – Expõem-se e fundamentam-se as opções metodológicas da análise de conceito e fenomenologia interpretativa, a serem seguidas para o desenvolvimento do estudo, tendo como regulador interno o modelo quadripolar de De Bruyne, Herman & Schoutheete (1977) para a metodologia científica qualitativa. Resultados - Releva-se como essencial a análise de conceito, numa interação dinâmica proposta pela teoria humanista em enfermagem e sua orientação para a enfermagem enquanto presença terapêutica. Conclusões - A apreensão do fenómeno, através da identificação dos seus atributos empíricos essenciais pela interpretação fenomenológica das experiências das pessoas muito idosas, coaduna-se e fornece acurácia à análise do conceito sentir-se abandonado, esperando-se contribua para o conhecimento em enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.