COVID-19, isolamento social das pessoas idosas, construção de significados pelos estudantes com
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24841Palavras-chave:
Estudantes de enfermagem, Isolamento social, Pandemia COVID-19, Pessoas idosas, Sócio-crítica.Resumo
Introdução: Neste ensaio abordam-se os relatos das experiências de pessoas com mais de 80 anos em isolamento social decorrente da atual situação de pandemia da COVID-19, em dialética os relatos das estudantes de enfermagem, que em ensino clínico prestam cuidados a pessoas idosas e que também viveram a experiência de isolamento. Objetivo: Analisar se a vivência de isolamento físico e social por parte dos estudantes, contribui para expandir a sua sensibilização e capacitação para o cuidado de enfermagem humanista. Material e métodos: Recolha de dados através de entrevistas. Enquadrou-se este fenómeno sob o ponto de vista da socio-crítica que valoriza o pensamento crítico, a racionalidade comunicativa e possibilidade de dialética entre as experiências dos atores sociais no cuidado de enfermagem. Resultados: A vivência dos estudantes da situação de isolamento despoletou-lhes necessidades humanas próprias, que à luz da presença terapêutica de enfermagem lhes permite assegurar cuidados humanistas às pessoas idosas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.