ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO “PATIENT CENTERED-CARE” PARA A CULTURA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19895Palavras-chave:
Centralidade dos cuidados, Cuidados de Enfermagem, Pessoa, Qualidade dos cuidados, Reprodutibilidade dos TestesResumo
Para responder aos desafios de um mundo em mudança e as inerentes necessidades e expetativas das pessoas é fundamental uma orientação efetiva dos serviços de saúde para as pessoas e, consequentemente, o recentrar da intervenção dos profissionais de saúde nas necessidades e possibilidades do beneficiário de cuidados. Objetivo: testar as propriedades psicométricas da versão em português do instrumento “Patient centered-care”. Método: estudo descritivo, analítico e transversal para a adaptação transcultural e com fins de validação das propriedades psicométricas. Resultados: participaram 236 enfermeiros de 2 Centros Hospitalares da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Para a confiabilidade geral obteve-se um alfa de Cronbach .91 e a confirmação de análise que sustenta a estrutura em quatro dimensões. Conclusões: A qualidade de ajuste da análise confirmatória corrobora a validade da versão adaptada em contextos de cuidados hospitalares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.