EXPERIÊNCIAS DE MATERNIDADE DE MULHERES MIGRANTES – UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19878Palavras-chave:
Competência Cultural, Emigrantes e Imigrantes, Enfermeiro, Eventos de Mudança de Vida, Período Pós-PartoResumo
Esta Scoping Review desenvolveu-se com base na estrutura proposta pelo Joanna Briggs Institute e surge no âmbito do projeto: Os Mediadores Interculturais nas Unidades de Saúde – MeiOS –Mediação Intercultural e Outcomes em Saúde. Como questão inicial colocou-se: Como se caracterizam as experiências de maternidade das mulheres migrantes?
Como objetivos da pesquisa define-se: ‘Identificar a evidência científica na temática da questão selecionada’ e ‘Compreender as vivências de maternidade nas mulheres migrantes’. Na pesquisa recorreu-se a duas bases de dados para a seleção de artigos, nomeadamente ao PubMed e ProQuest, nos quais, selecionou-se dois artigos que apresentavam contributos para a questão de pesquisa. Com base na evidência pesquisada concluiu-se que as mulheres migrantes na maternidade têm diversas experiências que são influenciadas pelos profissionais de saúde, como tal estes devem adquirir competências culturais para prestar cuidados individualizados e humanizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.