AS ESTRATÉGIAS DE ENFERMAGEM ADOTADAS PARA ULTRAPASSAR AS BARREIRAS CULTURAIS E LINGUÍSTICAS COM PESSOAS CULTURALMENTE DIVERSAS – Uma Scoping Review
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19893Palavras-chave:
Comunicação, Cuidados Culturalmente Congruentes, Cuidar Cultural, Diversidade Cultural, EnfermagemResumo
Introdução: Nos cuidados de saúde, as barreiras culturais e linguísticas, devem-se frequentemente à falta de conhecimento cultural, dos profissionais de enfermagem, perante as crenças e as relações das pessoas na dimensão social, espiritual, cultural e comunitária. Objetivo: Compreender quais as estratégias adotadas pelos enfermeiros para ultrapassar barreiras culturais e linguísticas, com pessoas culturalmente diversas. Método: Scoping Review, com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute (2017). As bases de dados para pesquisa foram Proquest e PubMed, com idioma Português, Inglês, Francês e Espanhol. Foi definido um período temporal de 5 anos, com pesquisa de conceitos-chave e vocabulário controlado. Resultados: Dois estudos foram incluídos nesta revisão, que evidenciam as intervenções dos enfermeiros durante a prestação de cuidados em diferentes países. Conclusão: As estratégias de intervenção dos enfermeiros, para ultrapassar as barreiras culturais e linguísticas, diferem na evidência encontrada nos dois estudos, havendo recomendações idênticas para melhoria nos cuidados de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.