LITERACIA PARA A SAÚDE NA PERSPETIVA DAS CRIANÇAS, EM MEIO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19887Palavras-chave:
Cidadania em saúde, Enfermagem comunitária, Literacia para a saúde, Promoção da saúdeResumo
A literacia para a saúde está associada à promoção da saúde e tem influência nos comportamentos, resultados e na cidadania em saúde. Com o objetivo de caraterizar as evidências obtidas no âmbito da literacia para a saúde das crianças participantes, desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa, com orientação dedutivo-indutiva. Desenvolveram-se vinte entrevistas semiestruturadas, analisadas recorrendo à técnica de análise de conteúdo. A literacia para a saúde dos participantes carateriza-se pela capacidade de compreensão, gestão e investimento, nas áreas da alimentação e controlo do peso, resultante da informação sobre saúde veiculada pelos profissionais de saúde, pais e professores, o que permite promover a saúde e prevenir doenças através da adoção de estilos de vida saudáveis. Identificamos falta de conhecimento relativamente à informação sobre a prevenção do baixo peso. A promoção da saúde revela-se como uma estratégia que contribui para a capacitação, ‘empowerment’, literacia para a saúde e cidadania em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.