A FAMÍLIA COMO PROMOTORA DA TRANSIÇÃO PARA A PARENTALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19874Palavras-chave:
Família, Parentalidade, Promoção da Saúde, TransiçãoResumo
A família é um contexto social fundamental na transição para a parentalidade, promotor do desenvolvimento infantil e bem-estar da criança. O enfermeiro deve intervir o mais precocemente possível e incluir programas parentais de promoção de saúde, adequados às estruturas familiares contemporâneas. Esta temática surge da elaboração de narrativas individuais académicas, da qual emergiu o conceito família. Foi realizada uma scoping review com a questão ‘Como promover a transição para parentalidade na família?’, com o objetivo de identificar formas de promover a transição da parentalidade na família, que vai ao encontro do objetivo deste artigo. Após pesquisa com os descritores MeSH family, health promotion e parenting, foram selecionados 3 artigos que analisam estratégias de intervenção nas famílias como o programa parental de promoção da saúde ABC e as visitas domiciliárias como efetivas na transição para a parentalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.