PROMOÇÃO DA CAPACIDADE DA MULHER PARA GERIR O CORPO NO PUERPÉRIO: UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19894Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Imagem corporal, Participação da Pessoa, PuerpérioResumo
Atualmente, a imagem corporal assume importância crescente, com maior evidência no puerpério. O enfermeiro surge como elemento promotor do empoderamento da mulher para a gestão do seu corpo. Neste sentido, realizou-se uma scoping review, com objetivo de identificar intervenções de enfermagem capacitadoras da gestão do corpo pela mulher no puerpério. Foi desenvolvida segundo protocolo do Joanna Briggs Institute, sendo a pesquisa efetuada nas plataformas EBSCO, PubMed, Scielo e Proquest, por artigos publicados entre 2014-2019. Através do recurso ao PRISMA®, dos 10 artigos identificados, 3 foram incluídos na revisão. Destaca-se a importância da participação da puérpera nos cuidados para a gestão do corpo. O enfermeiro deve incentivar a participação da mulher na gestão da imagem corporal, através do estabelecimento duma relação terapêutica, com foco na educação para a saúde, que lhe permita gerir alterações corporais durante a gestação e pós-parto. O envolvimento do companheiro em todo o processo é essencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.