INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM COM ADOLESCENTES CONSUMIDORES DE SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS EM ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO. UMA SOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24842Palavras-chave:
adolescente, consumo de drogas, enfermagem, famíliaResumo
A adolescência é um período de experiências, onde o adolescente pode desenvolver comportamentos de risco na procura de novas experiências. Pretendeu-se identificar as intervenções de enfermagem implementadas com adolescentes consumidores de substâncias ilícitas em ensino básico e secundário. Desenvolvlveu-se uma “Scoping Review”. A pesquisa foi realizada na base de dados “Pubmed”. Validadas as palavras-chave como descritores “MeSH”, definidos os critérios de inclusão. Salienta-se o facto das fontes de informação primárias dos jovens, serem a família e os amigos. Relevamos a influência que a família, a escola, nutrição, estilo de vida, cultura, acesso a serviços de apoio, têm aquando do desenvolvimento de hábitos não saudáveis. Neste âmbito, as intervenções com estes jovens devem ser, não apenas direcionados aos mesmos, mas também a toda a família, sendo o papel dos pais essencial no que toca à iniciação, frequência e cessação de consumos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.