EMPOWERMENT AOS IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL: UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19896Palavras-chave:
Empowerment, Enfermagem, Hipertensão Arterial, IdososResumo
A hipertensão arterial é uma doença crónica e um problema de saúde pública. Os enfermeiros através do empowerment podem capacitar os indivíduos a adotarem comportamentos saudáveis. Desenvolveu-se uma Scoping Review com a questão: quais as intervenções de enfermagem no empowerment aos idosos com hipertensão arterial? A pesquisa foi realizada com descritores MeSH, conjugando a estratégia de pesquisa: Nurs* AND Empowerment AND Aged OR Hypertension. Procedeu-se à pesquisa de artigos publicados entre 01/03/2014 a 31/03/2019, em bases de dados de referência. O processo de seleção dos estudos desenvolveu-se de acordo com o PRISMA 2009 Flow Diagram, garantindo a qualidade metodológica dos mesmos. Nas evidências obtidas identificou-se que as intervenções de enfermagem aos idosos com hipertensão arterial através do empowerment devem considerar os níveis educacionais e familiares, de forma a aumentar o autocuidado e autoeficácia, capacitando as pessoas a adotarem comportamentos saudáveis, nas áreas da alimentação, gestão da medicação e atividade física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.