INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL NOS IDOSOS: UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i1.24834Palavras-chave:
Enfermagem, Idoso, Isolamento socialResumo
O envelhecimento saudável e ativo apresenta-se como um desafio à sociedade abrangendo variados setores. É preciso atuar na implementação de estratégias e intervenções, garantindo a mobilização de respostas, face às necessidades específicas do idoso isolado. Desenvolveu-se uma Scoping Review com a questão: quais as intervenções de enfermagem na prevenção do isolamento social nos idosos? com o objetivo da sua identificação. Realizou-se uma pesquisa com descritores MeSH, conjugando a estratégia de pesquisa: Nurs*And Social Isolation And Aging, de artigos publicados entre 01/04/2014 a 31/05/2019, em bases de dados de referência. A seleção dos estudos seguiu o PRISMA 2009 Flow Diagram, garantindo a qualidade metodológica dos mesmos. Nas evidências obtidas apurou-se que os idosos que saem de casa e participam em atividades sociais têm melhor qualidade de vida, saúde, felicidade e baixos níveis de solidão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.