EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE AOS IDOSOS COM DIABETES MELLITUS: UMA SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19901Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, Educação para a Saúde, Enfermagem, IdososResumo
A Diabetes Mellitus é uma doença crónica e um problema de saúde pública. A literacia em diabetes é a base da incorporação de comportamentos de autogestão em pessoas com diabetes. Desenvolveu-se uma Scoping Review com base no método PCC, com a questão: quais as intervenções de enfermagem na educação para a saúde aos idosos com Diabetes Mellitus? A pesquisa foi realizada com descritores MeSH, conjugando a estratégia de pesquisa: Nurs* AND Health Education AND Aged OR Diabetes Mellitus Procedeu-se à pesquisa de artigos publicados entre 10/2014 e 12/2019, em bases de dados científicas. O processo de seleção dos estudos desenvolveu-se de acordo com o PRISMA 2009 Flow Diagra.m, garantindo a qualidade metodológica dos mesmos. As evidências obtidas relevam que os enfermeiros devem providenciar educação para a saúde à pessoa idosa diabética e sua família, adotando estratégias face à capacidade individual de aprendizagem, à capacidade cognitiva e ao nível de literacia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.