“VIDAS COM HISTÓRIA” INTERGERACIONALIDADE PARA A PROMOÇÃO DE ATIVIDADES RECREATIVAS COM IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19883Palavras-chave:
Enfermagem, pessoa idosa, planeamento em saúde, promoção da saúde, relações intergeracionaisResumo
As atuais alterações demográficas, são traduzidas na modificação e inversão das pirâmides etárias, refletindo o envelhecimento da população e colocando à sociedade em geral, e particularmente à saúde, desafios para os quais não estavam preparadas. Pretende-se com o presente artigo, analisar a experiência realizada no âmbito do estágio de Enfermagem Comunitária. O percurso metodológico realizado, seguiu as etapas do planeamento em saúde e por uma Scoping Review com a questão: Quais as intervenções de enfermagem que promovem a integração dos idosos em atividades intergeracionais? Como suporte à prática de enfermagem comunitária foi mobilizado o modelo sistémico de Betty Neuman. O Projeto Vidas com História evidenciou, que as atividades intergeracionais, com crianças e idosos, são uma das hipóteses válidas e a ter em conta, para a valorização das pessoas mais velhas e, consequentemente, para o desenvolvimento das sociedades de forma a torná-las mais coesas, colaborantes e solidárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.